Nome da Atividade
COMUNICAÇÃO PÚBLICA
CÓDIGO
20000008
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudar a comunicação pública em suas relações com o Estado, a Democracia, os direitos e a cidadania. Compreender o conceito e sua história, o contexto brasileiro, a prática na área. Produção de textos e materiais em diálogo com a comunicação pública.
Objectives
Objetivo Geral:
- Capacitar os estudantes para a produção em comunicação pública, destacando a importância da construção da cidadania, a partir do acesso às informações e serviços públicos;- Estudar os conceitos de Estado, governo, democracia, direitos, constitucionalismo, para compreensão do escopo do que é público e objeto da comunicação pública
- Compreender a necessidade da busca de diálogos com o público na comunicação pública
- Reconhecer as especificidades da produção e dos produtos jornalísticos realizados no âmbito da comunicação pública;
- Refletir sobre o caráter público da própria comunicação
Conteúdo Programático
Unidade 1 – O que é público
Compreender o público e o privado
Estado e governo
Democracia e direitos
Transparência e accountability
Unidade 2 - A história de um conceito emergente
Conceito e história
O contexto brasileiro
Unidade 3 – As especificidades da comunicação pública
O que ela é e o que não é (relação com comunicação organizacional, científica, governamental e política)
Interesse público é fundamental
Comunicação pública e acesso a direitos
Ferramentas para a comunicação pública
Compreender o público e o privado
Estado e governo
Democracia e direitos
Transparência e accountability
Unidade 2 - A história de um conceito emergente
Conceito e história
O contexto brasileiro
Unidade 3 – As especificidades da comunicação pública
O que ela é e o que não é (relação com comunicação organizacional, científica, governamental e política)
Interesse público é fundamental
Comunicação pública e acesso a direitos
Ferramentas para a comunicação pública
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DUARTE, Jorge (org.) Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. 3. São Paulo Atlas 2012 1 recurso online HASWANI, Mariângela Furlan. Comunicação pública: bases e abrangências. São Paulo Saraiva Uni 2013. Recurso eletrônico WEBER, Maria Helena; COELHO, Marja Pfeifer; LOCATELLI, Carlos. Comunicação pública e política: pesquisa e práticas. Florianópolis: Insular, 2017. Recurso eletrônico DUARTE, Jorge (org.) Comunicação pública na prática: depoimentos. São Paulo: Aberje; ABCPública, 2021. Recurso eletrônico
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 30 | 30 |
Jornalismo (Bacharelado - Noturno) Horários
|
LARA NASI Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
COMUNICAÇÃO PÚBLICA | Jornalismo (Bacharelado - Noturno) |