Nome da Atividade
PROCESSOS EDITORIAIS
CÓDIGO
20000013
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Jornalismo e design: da forma ao sentido. O projeto editorial e o projeto gráfico. Princípios do
design. Planejamento gráfico e diagramação. O estudo da produção editorial. Produtos editoriais
impressos, sonoros, audiovisuais ou multimídia. Livros, jornais, revistas, histórias em
quadrinhos, narrativas multimídia. Edição – cultura, história e linguagem. Processos e produtos
editoriais – agentes, cadeia produtiva, práticas editoriais, infraestrutura. Produção editorial,
suportes, tecnologia e consumo.

Objectives

Objetivo Geral:

Desenvolver competências para o planejamento editorial e gráfico de produtos
jornalísticos impressos, sonoros, audiovisuais ou multimídia.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COLLARO, Antonio Celso. Projeto gráfico: teoria e prática da diagramação. 4. ed. São Paulo: Summus, 2000. 181 p. FONSECA, Joaquim da. Tipografia & design gráfico design e produção de impressos e livros. Porto Alegre Bookman 2011 1 recurso online MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sérgio Dayrell (Org.). O Jornal: Da forma ao sentido. Brasília: Editora UnB. 2ª edição, 2002. RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. 11. ed. Brasilia, DF: L.G.E., 2007. 498 p WILLIANS, Robin. Design para quem não é designer. Noções básicas de planejamento visual. Trad. Laura Karin Gillon. 3 ed. São Paulo: Callis, 1995.

Bibliografia Complementar:

  • ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro. 2ª ed. São Paulo: Edunesp; Rio de Janeiro: Lexikon, 2008. BAER, Lorenzo. Produção gráfica. 6. ed. São Paulo: SENAC: Sao Paulo, 2005. 280 p. CASTRO, E. EPUB: straight to the point: creating ebooks for the Apple iPad and other ereaders. Berkeley, CA: Peachpit Press. 2001. CESAR, N. Direção de arte em propaganda. São Paulo: Futura, 2000. CIRNE, Moacy. Para ler os Quadrinhos. Petrópolis, Vozes, 1972. CIRNE, Moacy. História e crítica dos quadrinhos brasileiros. Rio de Janeiro, Edição Europa- Ministério da Cultura, 1990. COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. 155 pCAGNIN, Antonio Luiz. Quadrinhos. São Paulo, Atica, 1975. COPE, Bill; PHILIPS, Angus; Ed. The Future of the Book in the Digital Age. Oxford: Chandos, 2006. COSTA, Cristina. Ficção, comunicação e mídias. São Paulo: Editora Senac, 2002. COUPERIE, Pierre et alii. História em Quadrinhos e Comunicação de Massa. São Paulo, Museu de Artre Assis Chateaubriand, 1970. EARP, Fábio Sá. KORNIS, George. A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro: BNDES. 2005. 175 p. Disponível em: < https://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conh ecimento/ebook/ebook.pdf > Acesso em: 09 nov 2017. EPSTEIN, Jason. O negócio do livro: passado, presente e futuro do mercado editorial. Trad. Zaida Maldonado. Rio de Janeiro: Record, 2002.FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blucher, 1999. FARIA, Maria Isabel; PERICÃO, Maria da Graça. Dicionário do livro. Da escrita ao livro eletrônico. São Paulo: Edusp, 2008. FERLAUTO, C. O tipo da gráfica, uma continuação. São Paulo: Rosari, 2002. FRASER, Tom; BANKS, Adam. O guia completo da cor. São Paulo: Senac, 2007. FURTADO, Jose Afonso. O papel e o pixel. Do impresso ao digital: continuidades e transformações. Florianópolis: Escritório do Livro, 2006. GRAIC, James. Produção Gráfica. São Paulo: Mosaic

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PLANEJAMENTO GRÁFICO EM JORNALISMO Jornalismo (Bacharelado - Noturno)

Page generated on 2024-11-22 23:41:01 (query took 0.128281s)