Nome da Atividade
RECEPÇÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ
CÓDIGO
20000041
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aprofundamento de elementos linguísticos e culturais através da expressão oral em
língua alemã.
língua alemã.
Objectives
Objetivo Geral:
Criar condições favoráveis à recepção e à produção oral em LínguaAlemã, a partir da exposição a material escrito e fonográfico autêntico e diversificado em
nível avançado*. (*De acordo com o nível de conhecimento do grupo)
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FUNK, H.; KUHN, C. Studio [21] A1. Lektion 1-12. Berlin: Cornelsen, 2013. GÖTZ, D. et al. Langenscheidts Groβwörterbuch der Portugiesischen und Deutschen Sprache, Berlin: Langenscheidt, 2004. HÖLDERICH, B. Lesen & Schreiben A1. Ismaning : Hueber, 2010. KNIRSCH, M. Hören und Sprechen A1. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2008. LANGENSCHEIDT-REDAKTION. Langenscheidts-Taschenwörterbuch Portugiesisch- Deutsch/DeutschPortugiesisch. Berlin: Langenscheidt, 2006. REIMANN, M. Grundstufen Grammatik. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2009. SCHATZ, H. Fertigkeit Sprechen. Fernstudieneinheit 20. Langenscheidt/Goethe Institut. München, 2006. STANKE, R. C. S. F. O ensino do alemão para o fim específico da leitura: conscientização, estratégias, compreensão. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008. WESTHOFF, G. Fertigkeit lesen. Fernstudieneinheit 17. 7. ed. Langenscheidt/Goethe Institut. München, 2005.
Bibliografia Complementar:
- BIMMEL, P.; KAST, Bernd; NEUNER, G. Deutschunterricht planen. Kassel/München/Tübingen: Langescheidt, 2003. FARKAS, O. Lesen in der Fremdsprache: Ein Zusammenspiel unterschiedlicher Performanzfatoren. ZfAL, v. 39, S. 29-51, 2003. GÖTZ, D. et al. Langenscheidts Groβwörterbuch der Portugiesischen und Deutschen Sprache, Berlin: Langenscheidt, 2004 GRILLI, M. CLIL em alemão no Brasil e a competência de leitura dos graduandos em Letras/Alemão Pandaemonium, São Paulo, v. 22, n. 38, set.-dez. 2019, p. 48-74 Disponível em https://www.scielo.br/pdf/pg/v22n38/1982-8837-pg-22-38-48.pdf Acesso em 21.09.20 REIMANN, M. Kurzgrammatik. A1 – B1. Zum Nachschlagen und Üben. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2008.