Nome da Atividade
CULTURA E CIVILIZAÇÃO FRANCÓFONA
CÓDIGO
20000114
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
• Panorama histórico, cultural e literário da civilização de língua francesa.
Objectives
Objetivo Geral:
• Proporcionar ao aluno um contato com a cultura, a história, a organização social e as manifestações artísticas de língua francesa, fornecendo informações que lhe permitam compreender, analisar e interpretar os diversos momentos político-filosóficos que motivaram principalmente o progresso da França e, concomitantemente, contribuíram para a evolução da língua francesa.• Reconhecer os diversos momentos históricos da França;
• Identificar os principais fatores que motivaram o status da língua francesa, dentro da Literatura e da Filosofia;
• Analisar algumas obras quanto ao seu gênero e conteúdo;
• Interpretar criticamente a estrutura social da França e suas manifestações artísticas.
Conteúdo Programático
• Formação do Estado francês: povos e origens; influências sofridas pelas guerras e invasões.
• Idade Média: religião; princípios filosóficos; Literatura
• Idade Moderna: Iluminismo: a) Filosofia; b) pensadores; c) Literatura. Revolução Francesa: a) Ideais que a motivaram; b) Fases da Revolução; c) Organização da nova ordem social; d) Heranças para a nova conjuntura social da humanidade
• Idade Contemporânea: Século XIX: a) Teorias científicas; b) Filosofia; c) Literatura. Século XX: a) Perfil cultural pós-guerras mundiais; b) Sociedade; c) Filosofia e seus pensadores; d) Literatura.
• A Francofonia: América do Norte, América Central, América do Sul, África, Ásia, Europa, Oceania.
• Idade Média: religião; princípios filosóficos; Literatura
• Idade Moderna: Iluminismo: a) Filosofia; b) pensadores; c) Literatura. Revolução Francesa: a) Ideais que a motivaram; b) Fases da Revolução; c) Organização da nova ordem social; d) Heranças para a nova conjuntura social da humanidade
• Idade Contemporânea: Século XIX: a) Teorias científicas; b) Filosofia; c) Literatura. Século XX: a) Perfil cultural pós-guerras mundiais; b) Sociedade; c) Filosofia e seus pensadores; d) Literatura.
• A Francofonia: América do Norte, América Central, América do Sul, África, Ásia, Europa, Oceania.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CERF, Juliette; BÉGUIN, Olivier. Fenêtre sur la Littérature Française et Francophone. Milão: Modern Languages, 2003.
- ETERSTEIN, Claude (direction). La Littérature Française de A à Z. Paris: Hatier, 1998.
- MITTERAND, H. (Org.). Littérature Moyen âge au XXe siècle. Paris: Nathan, 1995.
Bibliografia Complementar:
- BONATO, Lucia. À l’heure actuelle. Dossiers de civilisation française. Gênes : CIDEB, 2003.
- CARLO, Catherine ; CAUSA, Mariella. Civilisation Progressive du français. Niveau débutant. Paris : CLE International, 2010.
- MAUCHAMP, Nelly. La France de toujours. Civilisation. Paris: CLE International, 2004.
- MATHIEUX, Jean. Histoire de France. Paris : Hachette, 1996.
- STEELE, Ross. Civilisation progressive du Français. Niveau intermédiaire. Paris : CLE International, 2004.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 20 | 9 |
Letras - Português e Francês (Licenciatura) Horários
|
RENATA LOPES ARAUJO Professor responsável pela turma |