Nome da Atividade
LINGÜÍSTICA APL. AO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA I
CÓDIGO
20000118
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
• Formação teórico-crítica do professor de língua francesa.
Objectives
Objetivo Geral:
• Promover leituras acerca de temas pertinentes ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, de forma a orientar a reflexão crítica acerca da prática pedagógica do professor de língua francesa no contexto educacional brasileiro.• Proceder à análise de material didático para o ensino da língua francesa.
Conteúdo Programático
• Métodos, abordagens e técnicas de ensino de línguas estrangeiras, discutidos em processo diacrônico, da Gramática e Tradução ao Ensino Comunicativo;
• As diferentes teorias de língua e de aprendizagem, objetivos, programas, tipos de atividades, papéis dos aprendizes e dos materiais em cada método ou abordagem estudada;
• A teoria de aquisição de segunda língua de Stephen Krashen;
• Competência Comunicativa e seus componentes linguístico, discursivo, sociolinguístico e estratégico;
• Papéis do professor e do aluno;
• Características e estratégias do bom aluno; estilos cognitivos de aprendizagem.
• Os princípios básicos da comunicação, dos aspectos afetivos, das regras, da prática e das estratégias no processo de ensino e aprendizagem de línguas;
• As línguas em contato em geral e na sala de aula de língua estrangeira.
• A interlíngua.
• Ensino dos conteúdos em língua francesa: ensino da gramática, do léxico, da literatura, da cultura.
• As diferentes teorias de língua e de aprendizagem, objetivos, programas, tipos de atividades, papéis dos aprendizes e dos materiais em cada método ou abordagem estudada;
• A teoria de aquisição de segunda língua de Stephen Krashen;
• Competência Comunicativa e seus componentes linguístico, discursivo, sociolinguístico e estratégico;
• Papéis do professor e do aluno;
• Características e estratégias do bom aluno; estilos cognitivos de aprendizagem.
• Os princípios básicos da comunicação, dos aspectos afetivos, das regras, da prática e das estratégias no processo de ensino e aprendizagem de línguas;
• As línguas em contato em geral e na sala de aula de língua estrangeira.
• A interlíngua.
• Ensino dos conteúdos em língua francesa: ensino da gramática, do léxico, da literatura, da cultura.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CELANI, Maria Antonieta Alba; PASCHOAL, Mara Sofia de. Lingüística Aplicada – da aplicação da lingüística à lingüística transdisciplinar. São Paulo: Editora da PUC-SP, 1992.
- BOHN, H.; Vandresen, P. (orgs.) Tópicos de Língüística Aplicada. O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Editora da UFSC, 1988.
- CASTELLOTTI, Véronique. La langue maternelle en classe de langue étrangère. Paris: Cle, 2001.
Bibliografia Complementar:
- BOOGARDS, P. Aptitude et affectivité dans l’apprentissage des langues étrangères. Paris: Hatier, 1991.
- GAONACH, D. Théories d’apprentissage et acquisition d’une langue étrangère. Paris: Hatier, 1991.
- GIRARD, D. Enseigner les langues : méthodes et pratiques. Paris: Bordas, 1995.
- PRADO, C.; CUNHA, J. C. (orgs.) Língua materna e língua estrangeira na escola. O exemplo da Bivalência. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
- VERMES, G.; BOUTET, J. (orgs.) Multilingüismo. Campinas: Editora da Unicamp, 1989.