Nome da Atividade
LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ I
CÓDIGO
20000146
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Formação teórico-crítica do professor de Língua Alemã. Reflexão metadidática e atuação pedagógica junto ao/s grupo/s de trabalho.

Objectives

Objetivo Geral:

Promover leituras acerca de temas pertinentes ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, de forma a orientar a reflexão crítica acerca da prática pedagógica do professor de Língua Alemã no contexto educacional brasileiro. Desenvolver a reflexão metadidática. Atuar pedagogicamente junto ao/s grupo/s de trabalho.
Proceder à análise de material didático para o ensino da Língua Alemã.

Conteúdo Programático

Métodos, abordagens e técnicas de ensino de línguas estrangeiras, discutidos em processo diacrônico, com ênfase nos seguintes aspectos: Métodos da Gramática e Tradução e Audiolingual; Abordagem Comunicativa nos anos 70 e 80; Ensino Comunicativo de Línguas (instruções baseadas em conteúdos, em tarefas, em textos, em competências); A condição pós-método.
As diferentes teorias de língua e de aprendizagem, objetivos, programas, tipos de atividades, papéis dos aprendizes e dos materiais em cada método ou abordagem estudada;
Teorias de aquisição de segunda língua (Teoria de Stephen Krashen);
Competência Comunicativa e seus componentes linguístico, discursivo, sociolinguístico e estratégico;
Papéis do professor e do aluno;
Estilos cognitivos e estratégias de aprendizagem;
Os princípios básicos da comunicação, dos aspectos afetivos, das regras, da prática e das estratégias no processo de ensino e aprendizagem de línguas;
As línguas em contato em geral e na sala de aula de língua estrangeira;
A interlíngua.
Ensino dos conteúdos em Língua Alemã: ensino da gramática, do léxico, da literatura, da cultura.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARAÚJO-SILVA, Gisvaldo Bezerra. Estratégias de Aprendizagem na Aula de Língua Estrangeira: Um Estudo com Formandos em Letras. Dissertação de Mestrado. 125 f. 2006. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/ RS, 2006. Disponível em: http://w3.ufsm.br/desireemroth/images/admin/dissertacoes/dissertacao_gisvaldo.pdf Acesso em: 20/03/2018.
  • HUFEISEN, Britta; NEUNER, Gerhard. Angewandte Linguistik für den fremdsprachlichen Deutschunterricht. Kassel: Langenscheidt, 1999.
  • NEUNER, G.; HUNFELD, H. Methoden des fremdsprachlichen Deutschunterrichts. Eine Einführung. Berlin, München: Langenscheidt, 2002

Bibliografia Complementar:

  • APELTAUER, E. Grundlagen des Erst- und Fremdsprachenerwerbs. Berlin, München: Langenscheidt, Goethe Institut Inter Nationes, 2006. (Fernstudienprojekt ‚,Deutsch als Fremdsprache und Germanistik“; Fernstudieneinheit 16).
  • BIMMEL, Peter; BERND, Kast; NEUNER, Gerd. Deutschunterricht planen. Kassel: Langenscheidt, 2011.
  • KAUFMANN, Susan; ZEHNDER, Erich; VANDERHEIDEN, Elisabeth. Fortbildung für Kursleitende Deutsch als Zweitsprache. Didaktik, Methodik. Band 2. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2009.
  • RAMPILLON, Ute e BIMMEL, Peter. Lernerautonomie und Lernstrategie. Berlin: Langenscheidt; München: Goethe-Institut Inter Nationes, 2004. (Fernstudienprojekt Deutsch als Fremdsprache und Germanistik; 23).

Page generated on 2024-12-23 11:23:48 (query took 0.118760s)