Nome da Atividade
ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. FRANCESA
CÓDIGO
20000155
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Atividades colaborativas prioritariamente em ambientes escolares da rede dos ensinos fundamental e médio e/ou atividades de pesquisa aplicada ou de campo de contextos escolares da rede pública dos ensinos fundamental e médio.
Objectives
Objetivo Geral:
Promover a inserção do professor de francês e literatura em formação em contexto autêntico de ensino e aprendizagem, visando a desenvolver a sua capacidade de interação com o professor em serviço, bem como de observação de aulas e reflexão crítica acerca da prática docente, de forma que demonstre condições de preparar e/ou adequar materiais didáticos para o nível observado.Conteúdo Programático
Discussão crítica sobre as diferentes teorias.
Desenvolvimento do exercício de planejamento de aulas.
Discussão sobre a experiência docente.
Análise de diferentes materiais pedagógicos.
Desenvolvimento de materiais pedagógicos.
Desenvolvimento do exercício de planejamento de aulas.
Discussão sobre a experiência docente.
Análise de diferentes materiais pedagógicos.
Desenvolvimento de materiais pedagógicos.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BATISTA, A. A. G. Aula de Português: discurso e saberes escolares. São Paulo: Martins Fontes.
- FRANCHI, E. E as crianças eram difíceis – a redação na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
- FERREIRO, E. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1993. (cap. 1 e 2).
Bibliografia Complementar:
- LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.
- LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. São Paulo: Ícone, 1988.
- MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do Processo – Temas básicos de Educação e Ensino. São Paulo: EPU, 1986.
- PIAGET. A. Linguagem e o pensamento na criança. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
- PILETTI, C. Didática Geral. São Paulo: Ática, 1991.