Nome da Atividade
ÉTICA E LEGISLAÇÃO
CÓDIGO
20000183
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Ética jornalística. Legislação em Comunicação Jornalística no Brasil. A auto-regulamentação dos mídias. Direito à informação. Dever de informar. Limites profissionais, legais e éticos. Deontologia: verdade, interesse público e a responsabilidade social do comunicador. Novas tecnologias e novos códigos de conduta e proteção ao cidadão. Atuação dos meios jornalísticos segundo padrões éticos.
Objectives
Objetivo Geral:
Estudar e discutir os aspectos éticos e a legislação correspondente à atuação profissional jornalística.Conteúdo Programático
1. Aspectos conceituais.
1.1 O que é ética;
1.2 A ética no exercício profissional;
1.3 O interesse público e a responsabilidade social da imprensa.
2. A legislação brasileira sobre comunicação e jornalismo.
2.1 Fundamentos éticos da legislação;
2.2 A Constituição Federal e a comunicação;
2.3 Leis gerais sobre rádio, televisão, jornal, internet
2.4 Constituição Federal, art. 5, inciso XXVII e a Lei 9.610/98, a Lei dos Direitos Autorais.
3. As empresas de comunicação e a ética.
3.1 Autorregulação, controle social da mídia e censura;
3.2 Limites da lei e da Constituição;
3.3 O Governo e a Mídia;
3.4 Movimentos sociais e a liberdade de expressão.
4. O jornalista e a ética.
4.1 Ideologia e profissionalismo;
4.2 Valor mercadológico da notícia;
4.3 Código de Ética do Jornalista (FENAJ);
4.4 A ética profissional, a ética pessoal e a ética do veículo de comunicação.
5. Novas tecnologias e novos códigos de conduta e proteção ao cidadão.
5.1 As novas tecnologias e a questão da ética;
5.2 A Internet e as questões éticas;
5.3 O jornalista e a ética no mundo digital.
1.1 O que é ética;
1.2 A ética no exercício profissional;
1.3 O interesse público e a responsabilidade social da imprensa.
2. A legislação brasileira sobre comunicação e jornalismo.
2.1 Fundamentos éticos da legislação;
2.2 A Constituição Federal e a comunicação;
2.3 Leis gerais sobre rádio, televisão, jornal, internet
2.4 Constituição Federal, art. 5, inciso XXVII e a Lei 9.610/98, a Lei dos Direitos Autorais.
3. As empresas de comunicação e a ética.
3.1 Autorregulação, controle social da mídia e censura;
3.2 Limites da lei e da Constituição;
3.3 O Governo e a Mídia;
3.4 Movimentos sociais e a liberdade de expressão.
4. O jornalista e a ética.
4.1 Ideologia e profissionalismo;
4.2 Valor mercadológico da notícia;
4.3 Código de Ética do Jornalista (FENAJ);
4.4 A ética profissional, a ética pessoal e a ética do veículo de comunicação.
5. Novas tecnologias e novos códigos de conduta e proteção ao cidadão.
5.1 As novas tecnologias e a questão da ética;
5.2 A Internet e as questões éticas;
5.3 O jornalista e a ética no mundo digital.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CHRISTOFOLETTI, Rogério. Ética no Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2008. BERTRAND, Claude-Jean. O arsenal da democracia: Sistemas de Responsabilizacao da Midia. Bauru: EDUSC, 2002. BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Cia das Letras, 2002
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ÉTICA E LEGISLAÇÃO | Jornalismo (Bacharelado - Noturno) |