Nome da Atividade
EAD INSTRUMENTAL
CÓDIGO
20000372
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Preparação dos alunos para a modalidade de educação a distância. Aplicativos e utilitários do computador necessários para estudar na EaD. O ambiente virtual de aprendizagem MOODLE e suas funcionalidades. Os papéis dos sujeitos envolvidos no processo: aluno, professor e tutor.
Objectives
Objetivo Geral:
Geral:A disciplina tem por objetivo principal instrumentalizar os alunos para a EaD
Específicos:
• Apresentar tutoriais para a aprendizagem de aplicativos e utilitários de computador necessários para estudar na EaD;
• Aprender a utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA MOODLE e suas funcionalidades;
• Compreender os papéis dos sujeitos envolvidos no processo de EaD: aluno, professor e tutor.
Conteúdo Programático
UNIDADE I –
Ambiente Virtual de Aprendizagem
● O que são Ambientes Virtuais de Aprendizagem
● Como acessar e como navegar em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
● A sala de aula em EaD
● O papel do AVA no processo de aprendizagem
● A tecnologia na EaD em rede
● Perfil
● Mensagens e contatos
● Fórum
UNIDADE II –
Interação em Mundos Virtuais
● Postagem de arquivos nos fóruns
● O papel do fórum na interação
● Postagem de Atividades – um ou mais arquivos
UNIDADE III –
A tecnologia na EaD em rede
● Diário de bordo (diferença entre blogs convencionais e diário)
● Relatório de atividade
● Notas
UNIDADE IV –
História da Educação a Distância
● Um pouco de história
● Tipos de EaD
● EaD vs Educação presencial
Mundos Virtuais
● Papel do docente e do discente na EaD
● Relações e ações possíveis em mundos virtuais
UNIDADE V –
Processos e conceitos de EaD em rede
● Autonomia
● Cooperação
● Interação
Abordagens para a EaD em rede
● Pedagógica
● Tecnológica
UNIDADE VI –
● Diversas maneiras de interagir em AVAs
Estrutura de cursos de EaD
● Sede
● Polos
● Professores
● Produção de material
Ambiente Virtual de Aprendizagem
● O que são Ambientes Virtuais de Aprendizagem
● Como acessar e como navegar em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
● A sala de aula em EaD
● O papel do AVA no processo de aprendizagem
● A tecnologia na EaD em rede
● Perfil
● Mensagens e contatos
● Fórum
UNIDADE II –
Interação em Mundos Virtuais
● Postagem de arquivos nos fóruns
● O papel do fórum na interação
● Postagem de Atividades – um ou mais arquivos
UNIDADE III –
A tecnologia na EaD em rede
● Diário de bordo (diferença entre blogs convencionais e diário)
● Relatório de atividade
● Notas
UNIDADE IV –
História da Educação a Distância
● Um pouco de história
● Tipos de EaD
● EaD vs Educação presencial
Mundos Virtuais
● Papel do docente e do discente na EaD
● Relações e ações possíveis em mundos virtuais
UNIDADE V –
Processos e conceitos de EaD em rede
● Autonomia
● Cooperação
● Interação
Abordagens para a EaD em rede
● Pedagógica
● Tecnológica
UNIDADE VI –
● Diversas maneiras de interagir em AVAs
Estrutura de cursos de EaD
● Sede
● Polos
● Professores
● Produção de material
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALMEIDA, M. E. B. de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educ. Pesqui. [online]. 2003, vol. 29, n.2 BELLONI, M. L. Educação a distância. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015. HACK, J. R. Educação a distância (EAD) no Brasil: experiências e desafios. Revista Roteiro, Joaçaba, v. 24, n. 44, p. 7-26, jul./dez. 2000. PETERS, O. Didática do ensino a distância. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2001.