Nome da Atividade
ESTÁGIO I - OBSERVAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
CÓDIGO
20000499
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Conhecimento da realidade escolar e preparação de material didático para o ensino de português e literatura neste nível de ensino.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo Geral:Promover a inserção do professor de português e literatura em formação no contexto da Educação Básica, visando a desenvolver a sua capacidade de interação com o professor em serviço, bem como de observação de aulas e reflexão crítica acerca da prática docente, de forma que demonstre condições de preparar e/ou adequar materiais didáticos para o nível observado.
Objetivos Específicos:
Observar de aulas de língua portuguesa e de literatura, desenvolvendo a reflexão crítica sobre a prática docente.
Conteúdo Programático
Observação do ambiente escolar;
Socialização da experiência de observação;
Reflexão sobre o ambiente escolar e o processo de aprender e ensinar português e literatura;
Preparação de material didático.
Socialização da experiência de observação;
Reflexão sobre o ambiente escolar e o processo de aprender e ensinar português e literatura;
Preparação de material didático.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BATISTA, A. A. G. Aula de Português: discurso e saberes escolares. São Paulo: Martins Fontes. FRANCHI, E. E as crianças eram difíceis – a redação na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998. FERREIRO, E. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1993. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991. LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. São Paulo: Ícone,1988.
Bibliografia Complementar:
- MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do Processo – Temas básicos de Educação e Ensino. São Paulo: EPU, 1986 PIAGET, J. A Linguagem e o pensamento na criança. São Paulo: Martins Fontes, 1993. PILETTI, C. Didática Geral. São Paulo: Ática, 1991. VILLARDI, R. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1987. ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT. | Letras - Português (Licenciatura - Noturno) |