Nome da Atividade
DIDÁTICA EM LETRAS
CÓDIGO
20000504
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A Didática e seus fundamentos. Concepções de Educação e teorias pedagógicas. Teorias do currículo. Procedimentos, recursos e técnicas de ensino e aprendizagem. Avaliação.
Objectives
Objetivo Geral:
Refletir sobre o papel da Educação e da Escola e suas múltiplas relações com a construção do saber.Conteúdo Programático
1) Pressupostos teóricos, históricos, sociais e filosóficos da Didática.
2) As diferentes concepções de educação. Principais pensadores da Educação
3) Teorias de aprendizagem e de currículo: teorias tradicionais, críticas e pós-críticas.
4) A ação docente no processo de ensino e de aprendizagem.
5) Estratégias e métodos de ensino.
6) Planejamento e avaliação no processo de ensino.
7) A prática docente: elaboração de material didático.
2) As diferentes concepções de educação. Principais pensadores da Educação
3) Teorias de aprendizagem e de currículo: teorias tradicionais, críticas e pós-críticas.
4) A ação docente no processo de ensino e de aprendizagem.
5) Estratégias e métodos de ensino.
6) Planejamento e avaliação no processo de ensino.
7) A prática docente: elaboração de material didático.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CASTRO, Amelia D.; CARVALHO, Anna M.P. (orgs.). Ensinar a Ensinar. Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Cengage Learning, 2013. GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Ática, 2001. HAIDT, Regina Célia C. Curso de didática geral. 6 ed. São Paulo: Ática, 1999. NASCIMENTO, E. L. Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos: Claraluz, 2009. PERRENOUD, Philippe. Avaliação. Da excelência à Regulação das Aprendizagens. Entre Duas Lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Bibliografia Complementar:
- ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre. Imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000. ELIAS, Vanda Maria. Ensino de língua portuguesa: oralidade; escrita; leitura. SP: Contexto, 2011. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2007. MARCUSCHI, Luís Antônio. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2008. SANTOS, Leonor Werneck; RICHE, Rosa Cuba; TEIXEIRA, Cláudia Souza. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2012.