Nome da Atividade
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
CÓDIGO
20000511
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Fundamentos para o ensino de Língua Portuguesa como língua estrangeira: constituição de uma metodologia de ensino. Português Língua Estrangeira para falantes de línguas de origem latina e não latina. Reflexão crítica sobre abordagens, metodologia de ensino e avaliação em LE.
Objectives
Objetivo Geral:
Possibilitar que ao aluno que tenha contato com pesquisas realizadas em contextos de ensino de português como língua estrangeira.Conteúdo Programático
1. Pressupostos teóricos sobre o ensino de línguas estrangeiras
2. Fundamentos para o ensino de Língua Portuguesa como língua estrangeira: constituição de uma metodologia de ensino.
3. A língua portuguesa no mundo
4. Intercâmbio linguístico-cultural
5. O ensino de português como segunda língua
6. Reflexão crítica sobre abordagens, metodologia de ensino e avaliação em LE.
7. Atividades Específicas para o Ensino de Português para Estrangeiros
8. Análise de conceitos básicos e pressupostos teóricos dos instrumentos de avaliação de rendimento e proficiência em Português Língua Estrangeira, particularmente o exame oficial CELPE-Bras.
2. Fundamentos para o ensino de Língua Portuguesa como língua estrangeira: constituição de uma metodologia de ensino.
3. A língua portuguesa no mundo
4. Intercâmbio linguístico-cultural
5. O ensino de português como segunda língua
6. Reflexão crítica sobre abordagens, metodologia de ensino e avaliação em LE.
7. Atividades Específicas para o Ensino de Português para Estrangeiros
8. Análise de conceitos básicos e pressupostos teóricos dos instrumentos de avaliação de rendimento e proficiência em Português Língua Estrangeira, particularmente o exame oficial CELPE-Bras.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALMEIDA FILHO, J. C. P. Português para Estrangeiros Interface com o Espanhol. 2 ed. Campinas: Pontes Editores, 2004. ALMEIDA FILHO, J. C. P. Parâmetros atuais no Ensino de Português Língua Estrangeira. 1 ed. Campinas: Pontes, 1997. FONTANA, M. Z. (Org.). O português do Brasil como língua transnacional. Campinas, SP: RG, 2010.
Bibliografia Complementar:
- OLIVEIRA, Gilvan Muller de. Declaração Universal dos Direitos Linguísticos: novas perspectivas em política linguística. Campinas: Mercado de Letras, 2003. PEROBELLI, Sílvia. O ensino de línguas estrangeiras. In: Século XXI: um novo olhar sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2002. SIMÕES, Antônio R. M., CARVALHO, Ana Maria; WIEDMANN, Lyrys. Português para Falantes de Espanhol. São Paulo: Pontes, 2004. TROUCHE, L. M. G. Interfaces culturais no ensino de português para estrangeiros. Cadernos do CNLF, v. VII, n. 8, p. 101109, 2004. VIANA, N. Planejamento de Cursos de línguas Pressupostos e Percurso. In: José Carlos Paes de Almeida Filho. (Org.). Parâmetros Atuais para o Ensino de Português Língua Estrangeira. Campinas SP: Pontes, 1997.