Nome da Atividade
LEITURAS DE DOM QUIXOTE DE LA MANCHA
CÓDIGO
20000518
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo da obra Dom Quixote de La Mancha em suas relações com o gênero narrativo e com a literatura universal.
Objectives
Objetivo Geral:
Introduzir o aluno à(s) leitura(s) de Dom Quixote de La Mancha.Conteúdo Programático
Tópicos da narrativa;
Quixote e o romance moderno;
A leitura e o leitor em Dom Quixote;
Quixote e a narrativa contemporânea;
A intertextualidade e Dom Quixote de La Mancha: a obra de arte narrativa depois de Cervantes;
Observação: As demais referências e conteúdos serão indicados a cada semestre e se adequarão ao grupo e a seus interesses de leitura.
Quixote e o romance moderno;
A leitura e o leitor em Dom Quixote;
Quixote e a narrativa contemporânea;
A intertextualidade e Dom Quixote de La Mancha: a obra de arte narrativa depois de Cervantes;
Observação: As demais referências e conteúdos serão indicados a cada semestre e se adequarão ao grupo e a seus interesses de leitura.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AUERBACH, Eric. Mimesis. São Paulo: Perspectiva. BLOOM, Harold. O cânone ocidental. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Cia das Letras, 1993. CERVANTES, Miguel de. Dom Quixote de La Mancha. livro primeiro. Porto Alegre: L&PM, 2010. 511 p. CERVANTES, Miguel de. Dom Quixote de La Mancha. livro segundo. Primeiro. Porto Alegre: L&PM, 2010. 518 p. .
Bibliografia Complementar:
- ECO, Umberto. Não contem com o fim do livro. Rio de Janeiro: Reccord, 2010. CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. PIGLIA, Ricardo. O último leitor. S São Paulo: Cia das Letras, 2006. SAMOYAULT, Tiphaine. Intertextualidade. São Paulo: HUCITEC, 2008.