Nome da Atividade
LINGUÍSTICA, LITERATURA E ARTE
CÓDIGO
20000526
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aproximações teóricas e analíticas entre linguística, literatura e artes em geral; aplicações práticas em textos verbais, verbovisuais, visuais e audiovisuais que contemplem as temáticas dos direitos humanos, gênero e sexualidade, diversidade e relações étnico-raciais.
Objectives
Objetivo Geral:
Compreender abordagens teóricas a respeito da relação língua, literatura e outras artes.Conteúdo Programático
UNIDADE I – A RELAÇÃO LINGUÍSTICA/LITERATURA/ARTES: primeiros estudos
A separação radical entre os estudos linguísticos e os estudos literários;
Ferdinand de Saussure e os anagramas;
A poética de Roman Jakobson
UNIDADE II – ENTRE O ESTRUTURALISMO E O PÓS-ESTRUTURALISMO
A língua em Roland Barthes;
A literatura em Roland Barthes;
As artes plásticas, a fotografia e o cinema em Roland Barthes e outros
UNIDADE III – A LITERATURA E O CINEMA EM PERSPECTIVA DISCURSIVA
A língua do cotidiano e a língua da literatura;
UMA língua que falha;
Silêncio e discurso;
A linguagem audiovisual em discurso
UNIDADE IV – DA TEORIA DA ENUNCIAÇÃO À PROPOSIÇÃO DE UMA METASSEMÂNTICA
Enunciação e literatura;
A relação da forma e do sentido, do som e do sentido, no texto literário;
A poética do ritmo;
Uma semântica da arte.
A separação radical entre os estudos linguísticos e os estudos literários;
Ferdinand de Saussure e os anagramas;
A poética de Roman Jakobson
UNIDADE II – ENTRE O ESTRUTURALISMO E O PÓS-ESTRUTURALISMO
A língua em Roland Barthes;
A literatura em Roland Barthes;
As artes plásticas, a fotografia e o cinema em Roland Barthes e outros
UNIDADE III – A LITERATURA E O CINEMA EM PERSPECTIVA DISCURSIVA
A língua do cotidiano e a língua da literatura;
UMA língua que falha;
Silêncio e discurso;
A linguagem audiovisual em discurso
UNIDADE IV – DA TEORIA DA ENUNCIAÇÃO À PROPOSIÇÃO DE UMA METASSEMÂNTICA
Enunciação e literatura;
A relação da forma e do sentido, do som e do sentido, no texto literário;
A poética do ritmo;
Uma semântica da arte.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. J. Guinsburg. 4ª Ed. São Paulo: Perspectiva, 2006. JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. Trad. I. Blikstein e J. P. Paes. 22ª Ed. São Paulo: Cultrix, 2010. ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1995. STAROBINSKI, Jean. As palavras sob as palavras: os anagramas de Ferdinand de Saussure. Trad. Carlos Vogt. São Paulo: Perspectiva, 1974.
Bibliografia Complementar:
- AUTHIER-REVUZ, Jacqueline. Palavras incertas: as não-coincidências do dizer. Trad. Cláudia Pfeiffer et al. Campinas, SP: UNICAMP, 1998. BARTHES, Roland. O prazer do texto. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006. DESSONS, Gérard. Du discursif. In.: Linguistique et poétique du discours à partir de Saussure, revue Langages, nº 159, sept. 2005. GADET, Françoise; PÊCHEUX, Michel. A língua inatingível: o discurso na história da Linguística. Trad. B. Mariani e M. E. de Mello. 2ª Ed. Campinas, SP: Editora RG, 2010. JAKOBSON, Roman; POMORSKA, Krystyna. Diálogos. Trad. Elisa Kossovitch. São Paulo: Cultrix, 1985.