Nome da Atividade
PRODUÇÃO E REVISÃO DE TEXTO IV
CÓDIGO
20000570
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo, caracterização, produção, revisão e usos de textos da área da comunicação:
jornalismo, publicidade e cidadania, incluindo-se temas relativos a questões ambientais, étnicas, de
acessibilidade e de gênero.
jornalismo, publicidade e cidadania, incluindo-se temas relativos a questões ambientais, étnicas, de
acessibilidade e de gênero.
Objectives
Objetivo Geral:
1.14 Objetivo(s) geral(ais)- Oferecer ao aluno diretrizes para a elaboração e revisão de textos da área da comunicação: jornalismo
e publicidade.
1.15 Objetivo(s) específico(s)
- reconhecer gêneros textuais típicos da prática jornalística e publicitária, incluindo temáticas sobre
políticas públicas envolvendo questões ambientais, étnicas, de gênero e de acessibilidade.
- conhecer a configuração contextual de textos produzidos para a realização da prática jornalística;
- conhecer a configuração contextual de textos produzidos para a realização da prática publicitária;
- identificar características estruturais e léxico-gramaticais de textos jornalísticos e publicitários.
- refletir sobre as representações construídas por meio da linguagem e analisar sua pertinência com o
propósito comunicativo e argumentativo dos textos.
- refletir sobre o papel do texto jornalístico junto às minorias.
Conteúdo Programático
Produção, revisão e usos de:
-textos jornalísticos - notícia, reportagem, texto opinativo (crônica, editorial, comentário), artigo de
opinião, entrevista, texto informativo;
- texto publicitário;
- linguagem jornalística e publicitária;
- características estruturais;
- técnicas de redação.
-textos jornalísticos - notícia, reportagem, texto opinativo (crônica, editorial, comentário), artigo de
opinião, entrevista, texto informativo;
- texto publicitário;
- linguagem jornalística e publicitária;
- características estruturais;
- técnicas de redação.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BENTO, N.A.S. Cidadania em preto e branco: discutindo as relações raciais. São Paulo: Ática, 2003. HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. LAGO, Cláudia. ROMANCINI, Richard. História do Jornalismo no Brasil. Florianópolis: Insular, 2007. PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. São Paulo: Contexto, 2010.
Bibliografia Complementar:
- CHARTIER, Roger. Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. KUNCZIK, Michael. Conceitos de Jornalismo. São Paulo: Edusp, 2001. LAGE, Nilson. A reportagem: Teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001. NASCIMENTO, Patricia Ceolin do. Técnicas de redação em jornalismo: O texto da notícia. São Paulo: Saraiva, 2009. RIBEIRO, Ana Elisa. Em busca do texto perfeito. Divinópolis, MG: Gulliver, 2016. TODOROV, Tzvetan. Os gêneros do discurso. Trad. Elisa A. Kossovitch. São Paulo: Martins Fontes, 1980.