Nome da Atividade
AQUISIÇÃO E VARIAÇÃO DA LINGUAGEM
CÓDIGO
20000636
Carga Horária
3 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
Ementa
O funcionamento das línguas: os fenômenos da aquisição e do comportamento variável. Análise do nível fonológico como evidência do funcionamento dos processos de variação e de aquisição das línguas naturais. Relações entre o uso variável da língua e o processo de aquisição da linguagem. Desvios na aquisição da linguagem. Implicações dos processos de variação e de aquisição para o ensino de línguas (materna e estrangeira)
Objectives
Objetivo Geral:
Oferecer subsídios para o reconhecimento da estrutura e do funcionamento dos sistemas linguísticos a partir da discussão de tópicos da fonologia do Português, por meio da abordagem de fenômenos da aquisição e do comportamento variável da língua.Conteúdo Programático
Unidade 1. O funcionamento das línguas – o que é gramática. O componente fonológico da língua Fonética e Fonologia; som e fonema; fonema e variantes. Representação fonética e representação fonológica. Introdução à caracterização da variação linguística e da aquisição da linguagem: tendências universais na aquisição e na variação. Análise fonêmica.
Unidade 2. A gramática fonológica segundo a Teoria Gerativa Clássica. Unidades mínimas de análise fonológica – os traços distintivos. O modelo de traços distintivos de Chomsky & Halle. Processos fonológicos e regras fonológicas.
Unidade 3. Sistema fonológico do Português: o sistema vocálico; o sistema consonantal; as estruturas silábicas. Variação no sistema do Português Brasileiro. Aquisição do sistemado Português Brasileiro.
Unidade 4. Teorias fonológicas pós-chomskianas: Teorias fonológicas não-lineares: os sistemas vocálico e consonantal do Português à luz da Fonologia Autossegmental; o acento do Português à luz da Fonologia Métrica.
Unidade 5. Implicações dos processos de variação e de aquisição para o ensino de língua; o sistema ortográfico do Português
Unidade 2. A gramática fonológica segundo a Teoria Gerativa Clássica. Unidades mínimas de análise fonológica – os traços distintivos. O modelo de traços distintivos de Chomsky & Halle. Processos fonológicos e regras fonológicas.
Unidade 3. Sistema fonológico do Português: o sistema vocálico; o sistema consonantal; as estruturas silábicas. Variação no sistema do Português Brasileiro. Aquisição do sistemado Português Brasileiro.
Unidade 4. Teorias fonológicas pós-chomskianas: Teorias fonológicas não-lineares: os sistemas vocálico e consonantal do Português à luz da Fonologia Autossegmental; o acento do Português à luz da Fonologia Métrica.
Unidade 5. Implicações dos processos de variação e de aquisição para o ensino de língua; o sistema ortográfico do Português
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BISOL, L. Introdução a Estudos de Fonologia do Português. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. BARBOSA,P. A. & MADUREIRA,S. Manual de fonética acústica experimental. São Paulo: Cortez, 2015. CRISTÓFARO-SILVA,T.; SEARA,I.; SILVA,A.; RAUBER,A.; CANTONI,M. Fonética Acústica: os sons do Português Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019. HYMAN,L.M. Phonology: theory and analysis. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1975. HORA,D. da. & MATZENAUER,C.L.B (org) Fonologia, Fonologias. São Paulo: Contexto, 2017. KENSTOWICZ,M. Phonology in Generative Grammar. Cambridge: Blackwell, 1994. KENT,R.D. & READ,C. Análise acústica da fala. São Paulo: Cortez, 2015. LAMPRECHT,R.R. et alii. Aquisição fonológica do Português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. MIRANDA, A. R. M.; CUNHA, A. P. N.; DONICHT, G. orgs. Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita. Pelotas: Ed, UFPEL, 2019. Disponível em: <Livro_Estudos_sobre_Aquisicao_Linguagem_Escrita_VERSÃO_DIGITAL (1).pdf>. SEARA,I.C.de; NUNES, V.G.; LAZZAROTTO-VOLCÃO,C. Para Conhecer Fonética e Fonologia do Português Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015.
Bibliografia Complementar:
- CALLOU,D. & LEITE,Y. Iniciação à fonética e à fonologia. Rio de janeiro: Zahar, 1990. CAMARA JR, J.M. Estrutura da Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1970. CHOMSKY , N. ; HALLE, M. The Sound Pattern of English. New York: Harper e Row, 1968. CLEMENTS, G; HUME, E. The internal organization of speech sounds. In: Goldmith, J. (org). The Handbook of Phonological Theory. London: Blackwell, 1995. CRISTÓFARO-SILVA,T. Fonética e fonologia do Português. São Paulo: Contexto, 1999. LADEFOGED, P. A Course in Phonetics. New York: Harcourt, Brace & Jovanovich, 1975. LAMPRECHT,R.R. (org) Aquisição da linguagem: questões e análises. Porto Alegre: EDPUCRS, 1999. WETZELS, L. Hamonização vocálica, truncamento, abaixamento e neutralização no sistema verbal do português. Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas, n.21, p.25-p58, 1991. ______. Mid vowel neutralization in Brazilian Portuguese. Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas, n.23, p.19-55,1992. YAVAS,M.;MATZENAUER-HERNANDORENA,C.L. & LAMPRECHT,R.R. Avaliação fonológica da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.