Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E GRAMATICAIS
CÓDIGO
20000698
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

História dos Estudos e Filosofias da Linguagem.
Estudos Gramaticais e diferentes concepções de gramáticas. A fundação da linguística.
Estudos do conceito e da definição de linguagem, língua e gramática da língua ao longo do tempo. Definição do campo, do objeto, dos objetivos e dos métodos da Linguística e Gramática. As funções da linguagem. Fundamentos da Linguística Descritiva: Língua e Linguagem. Gramática e significação/Forma e significado. Fundamentos de análise linguística: Fatos, dados e hipóteses em linguística. Introdução de Estudos Linguísticos e Gramaticais da Libras e Reflexão sobre a relação entre teoria e prática do Ensino da Libras e Literatura Surda.

Objectives

Objetivo Geral:

Oportunizar ao aluno condições de conhecer e discutir concepções de gramática e de linguagem.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MARTELOTTA, M.E. (org.). Manual de Linguística. 1a Ed., 1a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008. QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos. Artmed, 2004. QUADROS, R. M.; SILVA, B. J.; ROYER, M.; SILVA, R. V. A Gramática da Libras. Rio de Janeiro: INES, 2023 p. 511; v. 01. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/gramatica-da-libras-volume-1 Acesso em: 02/10/2023.

Bibliografia Complementar:

  • BRITO, L. F. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010. NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática passada a limpo: conceitos, análises e parâmetros. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. PERINI, M. A. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. SPERANÇA-CRISCUOLO, A. C. Breve histórico dos estudos linguísticos e sua influência no ensino da língua. In: Funcionalismo e cognitismo na sintaxe do português: uma proposta de descrição e análise de orações subordinadas substantivas para o ensino [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2014, pp. 17-27. Disponível em: https://books.scielo.org/id/sxg7f Acesso em:03/09/2023. VIOTTI, E. C. Introdução aos Estudos linguísticos. Texto-base do Curso de Letras Libras - Bacharelado e Licenciatura. Educação a Distância. Florianopolis, UFSC, 2008. Disponível em: https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoBasica/estudosLinguisticos/scos/cap30808/1.html Acesso em 02/10/2023

Page generated on 2024-12-23 09:49:14 (query took 0.065342s)