Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
CÓDIGO
20000699
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Perspectivas clínico-terapêutica e sócio-antropológica da surdez. Modelos educacionais na educação de surdos (Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo). Criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e seu papel na atualidade. Experiência Visual e Letramento Visual. Legislação brasileira e educação de surdos nos dias atuais. Políticas de inclusão educacional e a modalidade bilíngue de educação de surdos.

Objectives

Objetivo Geral:

Compreender a história da educação dos surdos e a legislação brasileira vigente que orienta o processo de escolarização desse alunado. Neste componente curricular serão desenvolvidas práticas que propiciem vivência de situações que são específicas e características da futura prática profissional como professores de Libras e Literatura Surda.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LEBEDEFF, Tatiana Bolivar (org.). Letramento Visual e Surdez. Rio de Janeiro: Walk Editora, 2017. ROCHA, Solange. O INES e a educação de surdos no Brasil: aspectos da trajetória do Instituto Nacional de Educação de Surdos em seu percurso de 150 anos. Rio de Janeiro: INES, 2007. SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • GESSER, Audrei. Do patológico ao cultural na surdez: para além de um e de outro ou para uma reflexão crítica dos paradigmas. Trabalhos em linguística aplicada, 2008, 47 (1), p. 223-39. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/xPmKcHgknZXts56qp6h6mLL/# Acesso em: 02/10/2023. KINSEY, A.A. Atas Congresso de Milão 1880: Relatório das leituras apresentadas durante o Congresso Internacional de Educação para Surdos, realizado em Milão, de 6 a 11 de setembro de 1880; extraído das minutas oficiais em inglês. Disponível em: http://biblioteca.ines.gov.br/index.php?codigo_sophia=987 Acesso em: 02/10/2023. LACERDA, Cristina B. F. de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cadernos CEDES, 1998, 19 (46), p. 68-80. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/wWScZsyPfR68rsh4FkNNKyr/ Acesso em: 02/10/2023. SACKS, Oliver. Vendo Vozes. São Paulo, Companhia das Letras, 2010. WITCHS, Pedro Henrique; LOPES, Maura Corcini. Forma de Vida Surda e Seus Marcadores Culturais. Educação em Revista, v. 34, p. 1-17, agosto, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/LyFPRW3wSJYZqnRp3JnqgsF/# Acesso em: 02/10/2023.

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