Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS
CÓDIGO
20000700
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Teoria da literatura: conceitos fundamentais. Introdução às principais correntes críticas dos estudos literários e seus respectivos pressupostos teórico metodológicos. Concepções de Literatura. Texto literário e não-literário. Os gêneros literários: tradição e ruptura. Relação intertextual da literatura com outros discursos artísticos e culturais. O discurso literário como discurso de representação: articulação entre a literatura e seu contexto socio histórico. Intertextualidade e dialogismo. Reflexões sobre o ensino da literatura
Objectives
Objetivo Geral:
Gerais:• Conhecer os conceitos fundamentais dos estudos literários.
Específicos:
• Estudar os principais estilos e períodos literários e suas características básicas, mediante a análise de autores e obras representativas da literatura ocidental.
• Conhecer as principais correntes críticas dos estudos literários e seus respectivos pressupostos teórico-metodológicos.
• Diferenciar texto literário de texto não-literário.
• Conhecer os principais gêneros literários.
• Compreender a relação intertextual da literatura com outros discursos artísticos e culturais.
Conteúdo Programático
Natureza do texto literário
Gêneros literários: clássico(épico, lírico, dramático) e moderno (romance, novela, conto, crônica, poema, canção, drama histórico e teatro de vanguarda)
Elementos de narratologia
Elementos de poética
Leitura de textos literários
Tipologia de textos literários
Descrição e Análise de Textos literários
Introdução à Literatura surda
Gêneros literários: clássico(épico, lírico, dramático) e moderno (romance, novela, conto, crônica, poema, canção, drama histórico e teatro de vanguarda)
Elementos de narratologia
Elementos de poética
Leitura de textos literários
Tipologia de textos literários
Descrição e Análise de Textos literários
Introdução à Literatura surda
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRAIT, Beth. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2010. EAGLETON. Terry. Teoria da literatura: uma introdução. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. SOARES, Angélica. Gêneros literários. 7 ed. São Paulo: Ática, 2007.
Bibliografia Complementar:
- ARANTES, Antonio Augusto. O que é cultura popular. 14. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/3652186/O_que_%C3%A9_Cultura_Popular Acesso: 13/07/2023. BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 4. ed. São Paulo: Ática, 2010. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2000. SUTTON-SPENCE, Rachel Literatura em libras [livro eletrônico] / Rachel Sutton-Spence; [tradução Gustavo Gusmão]. 1. ed. Petrópolis, RJ : Editora Arara Azul, 2021. Disponível em: http://www.literaturaemlibras.com/leitura-impressa/ Acesso em: 03/08/2023.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 1 | 30 | 25 |
Letras Libras/Literatura Surda (Licenciatura - Noturno) Horários
|
BRUNA DA SILVA BRANCO Professor responsável pela turma FABIANO SOUTO ROSA Professor Regente |