Nome da Atividade
PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA COMO L1 E COMO L2
CÓDIGO
20000701
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita do português de gêneros textuais diversos do cotidiano, na perspectiva da língua portuguesa como L1 e como L2. Introdução a conceitos gramaticais. Desenvolvimento e extensão do vocabulário do aprendiz. Reflexão e discussão acerca do texto e sua organização.

Objectives

Objetivo Geral:

Gerais:
• Incentivar o desenvolvimento da competência textual-discursiva, visando à leitura, à compreensão e à produção de textos técnicos e científicos de forma crítica, analítica e reflexiva, na perspectiva da língua portuguesa como L1 e como L2.

Específicos:
• Refletir criticamente acerca da organização, do funcionamento e da constituição dos diferentes textos que circulam na sociedade;
• Compreender a utilização e o funcionamento da língua portuguesa nas modalidades escrita e/ou oral, como L1 e L2, bem como nos diferentes gêneros textuais;
• Aperfeiçoar a habilidade de escrita dos diferentes tipos e gêneros textuais, com ênfase nos gêneros acadêmicos, na perspectiva da língua portuguesa como L1 e como L2.

Conteúdo Programático

Leitura na perspectiva da língua portuguesa como L1 e como L2 :

- Estratégias de Leitura
- Tipologia e gêneros textuais
- Qualidades do texto: clareza e adequação
- Fatores de textualidade: Coesão e coerência textual
- Intertextualidade: o discurso citado

Produção na perspectiva da língua portuguesa como L1 e como L2 :
Estrutura da frase e do parágrafo
-Textos temáticos e figurativos
- Textos narrativos e descritivos
- Textos opinativos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CRUZ, Osilene Maria de Sá e Silva da. et al. Proposta Curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos matriculados na educação bilíngue de surdos na educação básica e no ensino superior: Caderno V – Ensino Superior. Brasília: MEC/DIPEBS/SEMESP, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/acesso_informacacao/pdf/00CADERNOVEnsinoSuperiorrev.final234211.pdf Acesso em: 02/10/2023. FERNANDES, S.; MOREIRA, L.C. Políticas de Educação Bilíngue para Estudantes Surdos: contribuições de letramento acadêmico no ensino superior. Rev. Educação e Realidade (Esp.3). p. 127-150, dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/NN3yMpLvBXKjd3KcYQ384gp/ Acesso em: 02/10/2023. KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: contexto, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • FÁVERO, L. L. Coesão e Coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991. FIORIN, L.J.; PLATÃO, F. S. Para Entender o Texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2007. KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010. KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: contexto, 2006. MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva et al. Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2005.

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