Nome da Atividade
AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
CÓDIGO
20000708
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estágios de desenvolvimento linguístico na criança. Cognição e linguagem. Natureza do conhecimento linguístico na criança. Estudo da aquisição da língua de sinais em diferentes contextos de aquisição: a língua de sinais como língua materna e como língua
natural. Língua de herança. Aprendizagem da Libras como segunda língua. A experiência CODA. Universalidade e uniformidade na aquisição da linguagem. O papel da experiência na aquisição. Aquisição de parâmetros verbais e sintáticos em Língua de sinais
comparada às línguas orais. Aquisição tardia e atípica das línguas de sinais.

Objectives

Objetivo Geral:

Apresentar os principais aspectos teóricos da aquisição da linguagem em Língua de Sinais como L1 e como L2. Neste componente curricular serão desenvolvidas práticas que propiciem vivência de situações que são específicas e características da futura
prática profissional como professores de Libras e Literatura Surda

Conteúdo Programático

● Percurso Histórico da Língua de Sinais;
●  Teorias sobre aquisição da linguagem. 
● Desenvolvimento linguístico e cognitivo do surdo;

●  Estágio de aquisição da linguagem em língua de sinais como L1:
o Período pré-linguístico;
o Estágio de um sinal;
o Estágio das primeiras combinações;
o Estágio das múltiplas combinações;

● Língua de Herança:
o O que são línguas de herança;
o As línguas de herança utilizadas em comunidades de surdos;
o Mudança de paradigmas sobre a Libras ao longo do tempo;
o Principais pesquisas sobre línguas de herança sinalizadas no Brasil;

● Aquisição da Língua de Sinais como L2:
o Teorias de aquisição de segunda língua;
o Perspectivas linguística, sociolinguística e social em relação à aquisição de L2;
o Competência comunicativa e uso da língua;
o Aquisição do português como língua materna e como segunda língua;

● Aquisição tardia de L1:
o Aquisição tardia de linguagem e desenvolvimento cognitivo do surdo;
o Efeitos da aquisição tardia da Língua Portuguesa como L2 para a criança surda;

● Aquisição atípica da língua de sinais:
o Fatores adicionais à aprendizagem da língua de sinais: aprendizes cognitivamente atípicos;
o Diferenças e similaridades nos padrões gerais de aquisição de linguagem em aprendizes atípicos surdos e ouvintes;
o Causas do desenvolvimento linguístico atípico

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FINGER, I.; QUADROS, R. M. de. Teorias de aquisição da linguagem. Florianópolis: UFSC, 2008. QUADROS, R.M. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. QUADROS, R.M. Língua de Herança: língua brasileira de sinais. - Porto Alegre: Penso, 2017.

Bibliografia Complementar:

  • BARBOSA, F. V. A Clínica Fonoaudiológica Bilíngue e a Escola de Surdos na Identificação da Língua de Sinais Atípica. Educação e Realidade Edição Eletrônica, v. 41, p. 731-754, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/K9xcbZWZHwMbdJPyxKDRkJp/?lang=pt# Acesso em: 02/08/2023. CHOMSKY, N. Pensamento e linguagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 1971. FERNANDES, E. Linguagem e surdez. Porto Alegre: Artmed, 2002. GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. São Paulo: Plexus, 1997. SILVA, S. G. de L. da. Consequências da aquisição tardia da língua brasileira de sinais na compreensão leitora da língua portuguesa, como segunda língua, em sujeitos surdos. Rev. bras. educ. espec. vol.21, no.2. Marília abr./jun. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/SQqJXGjF7X5y68sZWK4jNLh/ Acesso em: 02/08/2023.

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