Nome da Atividade
LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ II
CÓDIGO
20000773
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Formação teórico-crítica complementar do professor de Língua Alemã.
Reflexão metadidática e atuação pedagógica junto ao/s grupo/s de trabalho.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo Geral:
Discutir diretrizes teórico-metodológicas e experiências práticas para o ensino das habilidades orais e escritas em Língua Alemã.

Objetivos Específicos:
• Demonstrar a capacidade de refletir criticamente acerca da prática pedagógica do professor de Língua Alemã no contexto educacional brasileiro.
• Desenvolver a reflexão metadidática.
• Atuar pedagogicamente junto ao/s grupo/s de trabalho.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BIMMEL, P.; BERND, K.; NEUNER, G. Deutschunterricht planen. Kassel: Langenscheidt, 2011. BIMMEL, P.; RAMPILLON, U. Lernerautonomie und Lernstrategien. Berlin: Langenscheidt, 2000. ENDE, K.; GROTJAHN, R.; KLEPPIN, K. MOHR, I. Curriculare Vorgaben und Unterrichtsplanung. München: Langenscheidt Verlag, Goethe Institut, 2013.

Bibliografia Complementar:

  • BISCHOF, M.; KESSLING, V.; KRECHEL, R. Landeskunde und Literaturdidaktik. Berlin/München: Langenscheidt, 2003. MARQUES-SCHÄFER, G. DaF und digitale Medien: ein Interview mit Dietmar Rösler. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 24, n. 42, p. 11-21, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pg/a/7Z4tGGk35zGSRQLndDzMP5F/?format=pdf&lang=de. RAMPILLON, Ute. Lernen Leichter Machen: deutsch als fremdsprache. Ismaning: Max Hueber Verlag, 1999. STANKE, R. F. S. O papel do professor de alemão para o fim específico da leitura. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 11, n. 4, p. 935-961, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/3TGQx9SvVJhhhv9yjCXTCCR/. UPHOFF, D. DaF, DaZ, DaT, Língua Adicional: Wissensordnungen und Subjektpositionen in der Didaktik des Deutschen als Nicht-L1. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 24, n. 43, p. 38-65, 2021. DOI: 10.11606/1982-8837244338. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pg/a/WXwrLJXGv5DDMwKDNKtGQrb/abstract/?lang=pt.

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