Nome da Atividade
ESTÁGIO I – LÍNGUA ALEMÃ
CÓDIGO
20000776
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Atividades colaborativas em ambientes escolares prioritariamente da rede pública dos ensinos fundamental e médio e atividades de pesquisa aplicada ou de campo em contextos de ensino e aprendizagem de língua alemã.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo Geral:
Promover a inserção do professor de alemão e literatura em formação em contexto autêntico de ensino e aprendizagem.

Objetivos Específicos:
● Desenvolver a capacidade de interação com o professor em serviço, bem como de observação de aulas e reflexão crítica acerca da prática docente.
● Socializar a experiência da prática de observação.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BIMMEL, Peter; KAST, Bernd; NEUNER, Gerhard. Deutschunterricht planen NEU. Berlin: Langenscheidt, 2011. BRINITZER, M. et al. DaF-Unterrichten: Basiswissen Didaktik Deutsch als Fremd- und Zweisprache. Stuttgart: Klett Verlag, 2017. KAUFMANN, S.; ZEHNDER, E.; VANDERHEIDEN, E. Fortbildung für Kursleitende Deutsch als Zweitsprache. Didaktik, Methodik. Band 2. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • FLORIO-HANSEN, Inez de. Fremdsprachen-unterricht lernwirksam gestalten: mit beispielen für englisch, französisch und spanisch. Tubingen, Alemanha: Narr Verlag, 2014. RAMPILLON, U.; BIMMEL, P. Lernerautonomie und Lernstrategie. Berlin: Langenscheidt; München: Goethe-Institut Inter Nationes, 2004. SOMMET, P. (org.). Leitfaden für Sprachkursleiter. Kooperation der Volkschohschule am Niederrhein. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2011. WICKE, R. E. Aktiv und Kreativ Lernen. Projektarbeit im Unterricht. Deutsch als Fremdsprache. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2009. WICKE, Rainer E. Herz oder pistole?: kommunikatives für den unterricht. Ismaning: Hueber Verlag, 2010.

Page generated on 2024-12-23 09:36:25 (query took 0.070238s)