Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DE MARKETING
CÓDIGO
21000043
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
O significado de marketing: seus principais conceitos e filosofia. O papel do marketing nas instituições. O ambiente demográfico, econômico, natural, tecnológico, político-legal, sociocultural. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão de compra. Os estágios do processo de decisão de compra. Comportamento do comprador organizacional. O processo de compra e de seleção de fornecedores. Mercado institucional e governamental. O processo de segmentação do mercado: tipos de segmentações. A identificação do público. A análise SWOT. Formulação de metas e estratégias. Formulação de programas de marketing. Implementação e controle.
Objectives
Objetivo Geral:
GERALEsta unidade curricular objetiva introduzir os principais conceitos e propiciar uma visão geral do Marketing e de suas inter-relações com o ambiente de negócios.
ESPECÍFICOS
Utilizar estratégias de Marketing para construir relacionamentos estáveis com os clientes;
Definir estratégias de Marketing que agreguem valor a marca;
Elaborar um pano de Marketing considerando a estrutura do negócio.
Conteúdo Programático
• O significado de marketing: seus principais conceitos e filosofia. O papel do marketing nas instituições.
• O ambiente demográfico, econômico, natural, tecnológico, político-legal, sociocultural.
• Comportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão de compra.
• Os estágios do processo de decisão de compra.
• Comportamento do comprador organizacional.
• O processo de compra e de seleção de fornecedores.
• Mercado institucional e governamental.
• O processo de segmentação do mercado: tipos de segmentações.
• A identificação do público.
• A análise SWOT.
• Formulação de metas e estratégias.
• Formulação de programas de marketing.
• Implementação e controle.
• O ambiente demográfico, econômico, natural, tecnológico, político-legal, sociocultural.
• Comportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão de compra.
• Os estágios do processo de decisão de compra.
• Comportamento do comprador organizacional.
• O processo de compra e de seleção de fornecedores.
• Mercado institucional e governamental.
• O processo de segmentação do mercado: tipos de segmentações.
• A identificação do público.
• A análise SWOT.
• Formulação de metas e estratégias.
• Formulação de programas de marketing.
• Implementação e controle.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CHURCHILL, Jr., Gilbert A., PETER, J. Paul (2000) Marketing, Criando valor para os clientes. São Paulo, Saraiva.
Bibliografia Complementar:
- KOTLER, Philip (2006) Administração de Marketing., São Paulo, Prentice Hall.
- CASAS, Alexandre (2009) Marketing – Conceitos, Exercícios. São Paulo, Atlas.
- HOOLEY, G.; SAUNDERS, J. (2006) Posicionamento Competitivo. São Paulo, Atlas.
- KOTLER, Philip (2000) Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo, Atlas.