Nome da Atividade
GESTÃO DA QUALIDADE
CÓDIGO
21000052
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Histórico da Qualidade; conceitos básicos da qualidade; ferramentas da qualidade; processo de melhoria contínua e de inovação nas empresas de transporte; MASP - Metodologia de análise e solução de problemas; 5Ss - Os cinco sensos da qualidade; 5Ss – Auditorias; Sistemas de qualidade - série ISO 9001:2000; Sistema de gestão ambiental; Sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional; Custos da qualidade; Desdobramento da qualidade e satisfação do consumidor; Indicadores da qualidade; Controle Estatístico do Processo; Metodologia Seis Sigma; Prêmios da Qualidade.

Objectives

Objetivo Geral:

GERAL
Aplicar os princípios da Qualidade visando potencializar os resultados organizacionais das empresas do ramo de transportes e logística.
ESPECÍFICOS
Aplicar os conceitos da qualidade visando a melhoria contínua nos sistemas de gestão;
Utilizar os princípios da gestão da qualidade como instrumentos estratégicos da administração de negócios.
Identificar as oportunidades de mercado com autonomia e visão crítica.

Conteúdo Programático

• Conceitos básicos
• História da qualidade;
• Filosofia Kaisen;
• Metodologia MASP
• 5s´
• PGQP – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade;
• ISO
• Segurança Ocupacional;
• Custo da qualidade;
• Auditorias;
• Indicadores;
• Ferramentas de qualidade;
• 6 Sigmas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • TQC - Controle da Qualidade Total. CAMPOS, Vicente Falconi; Belo Horizonte, UFMG, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • BALLESTERO-ALVAREZ, Maria Esmeralda; Administração da Qualidade e da Produtividade – Abordagens do Processo Administrativo; São Paulo, Atlas, 2001.
  • PALADINI, Edson Pacheco, Gestão Estratégica da Qualidade; São Paulo, Atlas 2001.
  • OAKLAND, John S; Gerenciamento da Qualidade Total; São Paulo, Nobel, 1996.
  • CAVANA, Dárcio José; Rio de Janeiro; Implantação de um Programa de Qualidade; Qualitymark; 2008.
  • Departamento Nacional. Qualidade em Prestação de Serviços; SENAC; Editora Senac, 2005.

Page generated on 2024-11-23 06:12:08 (query took 0.114925s)