Nome da Atividade
ACESSIBILIDADE E USOS DA CIDADE
CÓDIGO
21000275
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

Como se formam as cidades. Uso do sistema de circulação. Consumos da mobilidade urbana: espaço, tempo e recursos naturais. Caracterização da acessibilidade e suas relações com a mobilidade e o desenvolvimento sustentável. Micro, meso e macroacessibilidade. Fatores que interferem na acessibilidade. Desenvolvimento urbano e as políticas públicas.

Objectives

Objetivo Geral:

O objetivo geral da disciplina é proporcionar subsídios para reflexões sobre o papel da mobilidade urbana, se este deve ser mais voltado para o movimento ao longo das vias e ou se este deve ser mais voltado para o acesso às oportunidades disponíveis na cidade, considerando questões como usos e ocupação do espaço público, mobilidade segura e acessibilidade universal.

Conteúdo Programático

Unidade 1
Como se formam as cidades.
Uso do sistema de circulação.
Consumos da mobilidade urbana: espaço, tempo e recursos naturais.

Unidade 2
Caracterização da acessibilidade e suas relações com a mobilidade e o desenvolvimento sustentável.
Micro, meso e macroacessibilidade.

Unidade 3
Fatores que interferem na acessibilidade.

Unidade 4
Desenvolvimento urbano e as políticas públicas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Lei nº 12.587 Política Nacional de Mobilidade Urbana. 2012. Disponível em Acessado em 16/05/2022 DUARTE, Fábio; SÁNCHEZ, Karina; LIBARDI, Rafaela. Introdução à mobilidade urbana. Curitiba: Juruá, 2012. PORTUGAL, Licínio da Silva. Transporte, mobilidade e desenvolvimento urbano. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. Mobilidade urbana e cidadania. Rio de Janeiro: SENAC NACIONAL, 2012. VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. Políticas de transporte no Brasil: a construção da mobilidade excludente. Barueri: Manole, 2014.

Page generated on 2024-05-29 19:06:43 (query took 0.048742s)