Nome da Atividade
IMPACTOS DO TURISMO E DO SETOR DE HOSPITALIDADE
CÓDIGO
21000278
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade nos meios de hospedagem, Impactos que os meios de hospedagem geram no espaços públicos, gestão sustentável nos meios de hospedagem, meios de hospedagem de familiares X meios de hospedagem de rede, a hospitalidade nas empresas prestadoras de serviço, responsabilidade corporativa voltada para sustentabilidade.
Objectives
Objetivo Geral:
Fomentar o debate sobre os impactos causados no turismo e no setor de hospitalidade, tanto nos aspectos ambientais, quanto nas questões sociais e econômicas concernentes às áreas. Debater formas de gestão que possam contribuir com mitigação dos impactos negativos e potencializar as formas corretas de ações e de boas práticas da governança corporativa.Conteúdo Programático
Unidade 01: Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade nos meios de hospedagem
Unidade 02: Impactos que os meios de hospedagem geram no espaços públicos
Unidade 03: gestão sustentável nos meios de hospedagem
Unidade 04: meios de hospedagem de familiares X meios de hospedagem de rede, a hospitalidade nas empresas prestadoras de serviço
Unidade 05: responsabilidade corporativa voltada para sustentabilidade.
Unidade 02: Impactos que os meios de hospedagem geram no espaços públicos
Unidade 03: gestão sustentável nos meios de hospedagem
Unidade 04: meios de hospedagem de familiares X meios de hospedagem de rede, a hospitalidade nas empresas prestadoras de serviço
Unidade 05: responsabilidade corporativa voltada para sustentabilidade.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CASTELLI, Geraldo. Hospitalidade: a inovação na gestão das organizações prestadoras de serviços. São Paulo: Saraiva, 2010. 259 p. ISBN 9788502098312. DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental responsabilidade social e sustentabilidade. 3. Rio de Janeiro Atlas 2017 1 recurso online ISBN 9788597011159. MUNCK, Luciano. Gestão da sustentabilidade um novo agir frente à lógica das competências. São Paulo Cengage Learning 2014 1 recurso online ISBN 9788522120000. TACHIZAWA, Takeshy. Gestão socioambiental: estratégias na nova era da sustentabilidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 265 p. ISBN 9788535251746. BARBIERI, José Carlos. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável. 3. São Paulo Saraiva 2017 1 recurso online ISBN 9788547208325 CASTELLS, Manuel. A questão urbana. Ed. Paz e Terra, 2020. POWERS, Tom; BARROWS, Clayton W. Administração no setor de hospitalidade: turismo, hotelaria, restaurante. São Paulo: Atlas, 2004. 433 p. ISBN 9788522437900. CAON, Mauro. Gestão estratégica de serviços de hotelaria. São Paulo: Atlas, 2008. 188 p. ISBN 9788522449408. GREGSON, William Paul (Org.). Hotelaria na prática. Barueri: Manole, 2009. 181 p. ISBN 9788520428313. GALLOWAY, Scott. Depois do Corona da crise à oportunidade. Rio de Janeiro Alta Books 2021 1 recurso online ISBN 9786555205329.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 30 | 5 |
Gestão para a Sustentabilidade (Especialização) Horários
|
PEDRO MASCARENHAS DE SOUZA PINHEIRO Professor responsável pela turma |