Nome da Atividade
ENGENHARIA DE SOFTWARE II
CÓDIGO
22000174
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Noções de Gerência de Projetos. Manutenção/Evolução. Qualidade de software. Métodos Ágeis. Desenvolvimento para domínios específicos. Reuso. Novas Abordagens para Engenharia de Software.
Objectives
Objetivo Geral:
O objetivo desta disciplina é apresentar noções de gerência de projetos de software, de qualidade de software e métricas de qualidade, bem como abordar a Evolução do Software e o Reuso de Software. A disciplina apresenta também os métodos ágeis de desenvolvimento de software, bem como abordagens específicas para um determinado domínio de aplicação. Além disso, expõe aos alunos o estado da arte na área de Engenharia de Software. Através dos tópicos abordados durante o curso, pretende-se que o aluno, no final do período, possa ter conhecimento dos elementos chaves que garantem a construção de software de qualidade.Conteúdo Programático
1. Noções de Gerência de Projetos
• Introdução
• Atividades do Gerenciamento
• Planejamento de Projeto
• Cronograma de Projeto
2. Manutenção/Evolução do Software
• Noções básicas
• Problemas da Manutenção
• Reengenharia
• Engenharia Reversa
3. Qualidade de Software
• Introdução
• Qualidade de Produto
– Atributos de Qualidade
– Métricas de Qualidade
– Normas Nacionais e Internacionais
• Qualidade de Processo
– Garantia de Qualidade
– Aprimoramento de Processo
• Refatoração
4. Métodos Ágeis
• Introdução aos Métodos Ágeis
• Método SCRUM
• Programação Extrema (XP)
• Projeto Dirigido por Testes (TDD)
5. Desenvolvimento para Domínios Específicos
• Desenvolvimento de Sistemas Críticos
• Desenvolvimento de Software de Tempo-real
• Desenvolvimento de Sistemas Web
6. Reuso de Software
• Introdução a Reuso
• Panorama do Reuso
– Desenvolvimento Baseado em Componentes
– Padrões de Projeto
– Linha de Produto de Software
7. Novas Abordagens para Engenharia de Software e Tendências
• Introdução
• Atividades do Gerenciamento
• Planejamento de Projeto
• Cronograma de Projeto
2. Manutenção/Evolução do Software
• Noções básicas
• Problemas da Manutenção
• Reengenharia
• Engenharia Reversa
3. Qualidade de Software
• Introdução
• Qualidade de Produto
– Atributos de Qualidade
– Métricas de Qualidade
– Normas Nacionais e Internacionais
• Qualidade de Processo
– Garantia de Qualidade
– Aprimoramento de Processo
• Refatoração
4. Métodos Ágeis
• Introdução aos Métodos Ágeis
• Método SCRUM
• Programação Extrema (XP)
• Projeto Dirigido por Testes (TDD)
5. Desenvolvimento para Domínios Específicos
• Desenvolvimento de Sistemas Críticos
• Desenvolvimento de Software de Tempo-real
• Desenvolvimento de Sistemas Web
6. Reuso de Software
• Introdução a Reuso
• Panorama do Reuso
– Desenvolvimento Baseado em Componentes
– Padrões de Projeto
– Linha de Produto de Software
7. Novas Abordagens para Engenharia de Software e Tendências
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9 ed. São Paulo: Pearson, 2011.
- PRESSMAN, R. S. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 7a Edição. Porto Alegre: AMGH, 2011. 780 p.
- PFLEEGER, S. L. Engenharia de software : teoria e prática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
Bibliografia Complementar:
- WAZLAWICK, R. S. Engenharia de Software: Conceitos e Práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
- COHN, M. Desenvolvimento de Software Com Scrum - Aplicando Métodos Ágeis Com Sucesso. Bookman, 2011.
- BECK, K. TDD Desenvolvimento Guiado por Testes. Bookman, 2010.
- GAMMA, E. HELM, R. JOHNSON, R. VLISSIDES, J. Padrões de Projeto: Soluções Reutilizáveis de Software Orientado a Objetos. Bookman, 2004.
- BECK, K. Programação Extrema (XP) Explicada. Bookman, 2004.
- FOWLER, M. Refatoração : aperfeiçoando o projeto do código existente. Porto Alegre : Bookman, 2004.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 1 | 36 | 27 |
Ciência da Computação (Bacharelado) Horários
|
TATIANA AIRES TAVARES Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ENGENHARIA DE SOFTWARE II | Ciência da Computação (Bacharelado) |