Nome da Atividade
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
CÓDIGO
22000201
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Classes e Objetos. Construção de objetos. Encapsulamento, Herança, Polimorfismo. Sobrecarga e sobre-escrita de métodos. Estrutura das linguagens de programação orientada a objetos: sintaxe, operadores e estruturas de controle. Reuso: bibliotecas
de classes. Emprego de Padrões de Projeto. Prática de programação.

Objectives

Objetivo Geral:

O objetivo desta disciplina é fornecer conceitos básicos do paradigma de orientação a objetos e capacitar os alunos a escrever programas de computador usando este paradigma.

Conteúdo Programático

1. O paradigma de orientação a objetos.
2. Classes e objetos
3. Composição de classes
4. Encapsulamento
5. Sobrecarga de métodos e de operadores
6. Herança e Especialização
7. Polimorfismo e Ligação Dinâmica
8. Estruturas de dados em linguagens orientadas a objetos
9. Ambiente de programação e execução
10. Tratamento de exceções
11. Programação concorrente em linguagens orientadas a objetos
12. Prática de programação
13. Emprego de Padrões de Projeto
14. Técnicas avançadas
15. Estudo de casos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DEITEL, Harvey M. Java: como programar. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. 1110 p. ISBN 9788576050193
  • Stroustrup, B. Princípios e Práticas de Programação com C++. Porto Alegre: Bookman. 1244 p. ISBN: 9788577809585

Bibliografia Complementar:

  • HORSTMANN, Cay. Big Java. Porto Alegre: Bookman, 2004. 1125 p. ISBN 853630345X
  • HANLY, Jeri R. Essential C++ for engineers and scientists. 2. ed. Boston: Addison Wesley, 2002. 534 p. ISBN 0201741253
  • ASCENCIO, Ana Fernanda Gomes. Fundamentos da programação de computadores : algoritmos, Pascal e C/C++. São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2005. 355 p. ISBN 8587918362
  • COLEMAN, Derek et al. Desenvolvimento orientado a objetos: o método fusion. Rio de Janeiro: Campus, 1996. 389 p. ISBN8535200762
  • BOOCH, Grady. Object - oriented analysis and design with applications. 2. ed. Reading: Addison-Wesley, 1994. 589 p.(Addison-Wesley’s Series in Object-Oriented Software Engineering) ISBN 0805353402
  • MEYER, Bertrand. Object-oriented software construction. 2. ed. New Jersey: Prentice Hall, 1997. 1254 p. ISBN 0136291554

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M3 2024 / 2 19 18 Ciência da Computação (Bacharelado)
Engenharia de Computação (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
Rafael Burlamaqui Amaral
Professor responsável pela turma

M4 2024 / 2 18 18 Ciência da Computação (Bacharelado)
Engenharia de Computação (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
Rafael Burlamaqui Amaral
Professor responsável pela turma

M2 2024 / 2 24 23 Ciência da Computação (Bacharelado)
Engenharia de Computação (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
FELIPE DE SOUZA MARQUES
Professor responsável pela turma

M1 2024 / 2 24 24 Ciência da Computação (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
FELIPE DE SOUZA MARQUES
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Ciência da Computação (Bacharelado)
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Engenharia de Computação (Bacharelado)

Page generated on 2024-11-22 23:48:56 (query took 0.136536s)