Nome da Atividade
GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
CÓDIGO
23000071
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Noções gerais sobre empresa multinacional. Identificação de oportunidades no mercado internacional e o ambiente dos negócios internacionais. Estratégias internacionais. Principais teorias de internacionalização de empresas. Seleção do modo de entrada (exportação, licenciamento, alianças estratégicas, aquisições). Riscos da atuação internacional. Atuação internacional. Conhecimento e inovação em multinacionais.
Objectives
Objetivo Geral:
Apresentar aos alunos conceitos básicos de firmas multinacionais e o ingresso em ambientes internacionais, levando à compreensão da importância da atuação internacional das empresas e da preparação à competição em mercados externos.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CAVUSGIL, S. Tamer.; KNIGHT, Gary. RIESENBERGER, John R. Negócios Internacionais. Estratégia, gestão e novas realidades. São Paulo: Pearson, 2009.
- DIAS, Reinaldo; RODRIGUES, Waldemar. Organizadores. Comércio exterior teoria e gestão. 3. São Paulo Atlas 2013 1 recurso on-line ISBN 9788522484447.
- IRELAND, R. D.; HOSKINSSON, R. E. and HITT, M. A. Administração estratégica. São Paulo: Cengage, 2015.
Bibliografia Complementar:
- SILVA, José Ultemar da. Gestão das relações econômicas internacionais e comércio exterior. São Paulo Cengage Learning 2012 1 recurso on-line ISBN 9788522109951.
- SOUZA, Ana Clara Aparecida Alves de; LESSA, Bruno de Souza; VEILLARD, Bruno Parreira; Mello, Jéssica Pereira de; CASADO, Johny Henrique Magalhães; COSTA, Monique Silva; Identificação e análise de oportunidades nacionais e internacionais. Porto Alegre SAGAH 2020. recurso on-line (Administração). ISBN 9786556900926.
- LIMA, Miguel; Silber, Simão Davi; Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos (Organizadores). Manual de comércio exterior e negócios internacionais. São Paulo Saraiva 2017 1 recurso on-line ISBN 9788547218485.
- MAÇÃES, Manuel Alberto Ramos. Estratégias e processos de internacionalização, v. 6. São Paulo Grupo Almedina 2017 1 recurso on-line (Biblioteca do gestor 6). ISBN 9789896942298.
- MINERVINI, Nicola. O exportador construindo o seu projeto de internacionalização. 7. São Paulo Grupo Almedina 2019 1 recurso on-line ISBN 9788562937200.