Nome da Atividade
FONTES E SUBSIDIOS PARA NOVOS NEGÓCIOS
CÓDIGO
23000178
Carga Horária
17 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1
CRÉDITOS
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A disciplina tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento de como acessar algumas das principais fontes de financiamento para abertura de novos negócios, especialmente aqueles de base tecnológica/inovadores, capacitando-os a monitorar os principais editais do governo e instituições de fomento como Sistema S, SEBRAE, SESI, SENAI etc, linhas de financiamento, fundo perdido, bem como redigir um projeto e submeter para alavancar financiamento. SUGESTÃO: https://www.valorebrasil.com.br/principais-fontes-de-investimento-de-capital/

Objectives

Objetivo Geral:

Capacitar os alunos no acesso às principais fontes de financiamento para novos negócios, especialmente os de base tecnológica/inovadores, incluindo monitoramento de editais governamentais e institucionais como Sistema S, SEBRAE, SESI, SENAI, entre outros, além de linhas de financiamento e fundos perdidos. Prepará-los para redigir e submeter projetos que busquem alavancar financiamento.

Conteúdo Programático

Construindo o Modelo de Negócio: primeiro passo para obtenção de financiamento. Assunto: Conhecer e compreender as exigências e informações necessárias para se buscar recursos e investimentos. (4h)

Oportunidades no Marco Legal: Lei do Bem; Lei de Inovação; Estatuto das Startups. e outros.
Assunto: Discutir as oportunidades e benefícios oferecidos pelo Marco Legal. (4h)

Submetendo projetos para órgãos de fomento. Assunto: Conhecer o processo de submissão das principais agências de fomento, exercitando a elaboração de propostas para os Editais mais recentes. (4h)

Fundos e Investidores. Assuntos: Apresentar a legislação e funcionamento dos Fundos de Investimento, além de analisar outras possibilidades de investimento privado, como Investidores Anjo entre outros. Montando um Pitch competitivo (EaD). Assunto: Processo de montagem e apresentação de um pitch de sucesso. (5h)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CORDER, S.; SALLES-FILHO, S. Aspectos conceituais do financiamento à inovação. Revista Brasileira de Inovação, v. 5, n. 1, p. 33-76, jan./jun. 2006. Disponível em: Acesso em 2 fev. 2014. CASSIOLATO, J. E. Mecanismos de apoio a inovação no Brasil: uma breve nota critica. Parcerias Estratégicas, Edicação Especial, v. 15, n. 31, p. 75-82, jul.-dez. 2010. MELO, T. M.; FUCIDJI, J. R.; POSSAS, M. L. Política industrial como política de inovação. Revista Brasileira de Inovação, v. 14, n. esp., p. 11-36, jul. 2015.

Bibliografia Complementar:

  • CAMINHA, Lucas. Captação de recursos por startups. São Paulo Grupo Almedina 2020 1 recurso online ISBN 9786556270296. LOSADA, Bruna. Finanças para startups o essencial para empreender, liderar e investir em startups. São Paulo Saint Paul 2020 1 recurso online ISBN 9786586407020. VALENTE, Paulo Gurgel. Financiamentos de longo prazo um roteiro prático para o BNDES, IFC, FINEP e outras instituições. Rio de Janeiro Alta Books 2019 1 recurso online ISBN 9788550813271

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