Nome da Atividade
PERCEPÇÃO E AVALIAÇÃO DO ESPAÇO URBANO NO TURISMO
CÓDIGO
23000216
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EAD
1

Ementa

Percepção e cognição. Comportamento. Espaço urbano e qualidade da experiência do turista. Cidades Inteligentes. Imagem do ambiente construído no turismo.

Objectives

Objetivo Geral:

Geral: Discutir e problematizar as relações estabelecidas entre o ambiente construído e os comportamentos dos usuários, com base na percepção e cognição, e suas implicações no turismo.
Específicos: Verificar de que formas o indivíduo percebe o ambiente;
Entender como se dá a organização das informações recebidas do ambiente na mente do indivíduo; Analisar de que maneiras o indivíduo interage com o ambiente; Examinar a influência do espaço urbano na qualidade da experiência do usuário; Verificar a imagem que o usuário tem do ambiente construído.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 510 p. 307.76 J171m (BCS)
  • LYNCH, K. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997, 2006. 227 p. 711.2 L987i (BCS)
  • OKAMOTO, J. Percepção ambiental e comportamento: visão holística da percepção ambiental na arquitetura e na comunicação. São Paulo: Mackenzie, 2002. 261 p. 720.19 O41p (BCS)
  • SOARES NETO, Vicente. Cidades inteligentes guia para construção de centros urbanos eficientes e sustentáveis. São Paulo Erica 2018. Recurso online. ISBN 9788536530314.

Bibliografia Complementar:

  • BIGNAMI, R. A imagem do Brasil no turismo: construção, desafios e vantagem competitiva. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2005. 139 p. 338.4791 B593i 2.ed. Ac.77582
  • BOULLÓN, R. C. Atividades turísticas e recreativas: o homem como protagonista. Bauru: EDUSC, 2004. 207 p. 338.4791 B764a (BCP)
  • GASTAL, S. Turismo, imagens e imaginários. São Paulo: Aleph, 2005. 92 p. 338.4791 G255t Ac.58554
  • YAZIGI, E. Civilização urbana, planejamento e turismo: discípulos do amanhecer. São Paulo: Contexto, 2003. 359 p. 338.4791 Y35c (BCS) (BCP)
  • YAZIGI, E. A alma do lugar: turismo, planejamento e cotidiano em litorais e montanhas. São Paulo: Contexto, 2002. 301 p. 338.4791 Y35a 2.ed. (BCP)

Page generated on 2024-12-23 10:15:43 (query took 0.079830s)