Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DE EAD II
CÓDIGO
D000792
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Os estudos da disciplina serão focados nos diferentes conceitos, sentidos e usos do termo tecnologia
educacional, bem como as questões envolvidas na relação entre tecnologia e aprendizagem.

Objectives

Objetivo Geral:

Oferecer uma visão abrangente sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com relação
aos ambientes colaborativos de aprendizagem, à cibercultura, à educação on-line e à ferramenta
Multimídia Blog..

Conteúdo Programático

UNIDADE I –
1. Tecnologia na educação
O que é isso?
Trabalhando off-line
WEB 1.0
WEB 2.0
UNIDADE II –
Tecnologias na educação II
E-mail
Fórum
Blog
Wiki
Podcasting
RSS feed
YouTube
UNIDADE III –
3. Tecnologia na docência em línguas estrangeiras
Convergência de tecnologia
Convergência nas políticas governamentais
Tensões no trabalho docente
Formação docente e práticas educacionais
UNIDADE IV –
4. Objetos de aprendizagem
Conceito
Características
Repositórios
UNIDADE V –
5. Críticas à tecnologia de objetos de aprendizagem
Críticas
Soluções pedagógicas às críticas
Objetos de aprendizagem de línguas
UNIDADE VI –
6. Revisão

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BANNAN-RITLAND, B., DABBAGH, N. e MURPHY, K. Learning Object Systems as Constructivist Learning Environments: Related Assumptions, Theories and Applications. In WILEY, D. A. (Org.) The Instructional Use of Learning Objects: Online Version, 2000. Disponível em http://reusability.org./read/chapters/wiley.doc. Acesso em fevereiro de 2006. CAWS, C.; FRIESEN, N. e BEAUDOIN, M. A New Learning Object Repository for Language Learning: Methods and Possible Outcomes. In: Interdisciplinary Journal of Knowledge and Learning Objects, v.2, 2006. DILLENBOURG P. What do you mean by collaborative learning?. In P. Dillenbourg (Ed) Collaborative learning: Cognitive and Computational Approaches. (pp.1-19). Oxford: Elsevier, 1999. LEFFA, V.J. Nem tudo que balança cai: Objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Polifonia. Cuiabá, v.12, n. 2, p. 15-45, 2006. http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/obj_aprendizagem.pdf VETROMILLE-CASTRO, Rafael. Considerações sobre grupos em ambientes virtuais de aprendizagem como sistemas complexos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 8, p. 211-234, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. In WILEY, D. A. (Org.) The Instructional Use of Learning Objects: Online Version, 2000. Disponível em http://reusability.org./read/chapters/wiley.doc .Acesso em julho de 2015WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. In WILEY, D. A. (Org.) The Instructional Use of Learning Objects: Online Version, 2000. Disponível em http://reusability.org./read/chapters/wiley.doc .Acesso em fevereiro de 2006.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FUNDAMENTOS DE EAD II Letras - Espanhol - Polo Balneário Pinhal (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DE EAD II Letras - Espanhol - Polo Paranaguá (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DE EAD II Letras - Espanhol - Polo Santa Vitória do Palmar (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DE EAD II Letras - Espanhol - Polo São Sepé (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DE EAD II Letras - Espanhol - Polo Cacequi (Licenciatura)

Page generated on 2024-12-23 09:47:36 (query took 0.124787s)