Nome da Atividade
Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Física
CÓDIGO
D001019
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
O papel da escola no contemporâneo. O trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Física na Educação Básica. A organização do trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento na disciplina Educação Física. A relação entre trabalho e educação na sociedade.
Objectives
Objetivo Geral:
Analisar o papel da escola no contemporâneo e a organização do trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento na disciplina Educação Física.Conteúdo Programático
•O papel da escola no contemporâneo.
•O trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Física na Educação Básica.
•A organização do trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento na disciplina Educação Física.
•A relação entre trabalho e educação na sociedade.
.O trabalho docente na rede pública de Pelotas
•O trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Física na Educação Básica.
•A organização do trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento na disciplina Educação Física.
•A relação entre trabalho e educação na sociedade.
.O trabalho docente na rede pública de Pelotas
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
- GONZÁLEZ, F. J; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da Educação Física escolar I. Cadernos de Formação RBCE. P. 9-24, set. 2009.
- GONZÁLEZ, F. J; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da Educação Física escolar II. Cadernos de Formação RBCE. P. 10-21, mar. 2010
Bibliografia Complementar:
- GONZÁLEZ, F. J; FENSTERSEIFER, P. E. (Orgs.). Dicionário crítico de Educação Física. 3ª. Ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2014.
- GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Afazeres da educação física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim: Edelbra, 2012.
- GONZALEZ, F. J.; BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: UAB/UFES, 2012.
- REZER, R. Pressupostos orientadores para o ensino dos “futebóis” na educação física escolar. Cadernos de Formação RBCE. Campinas: CBCE e Autores Associados, 2009.
- REZER, R. Educação Física na educação superior: trabalho docente, epistemologia e hermenêutica. Chapecó: Argos, 2014.
- REZER, R. Conhecimento, prática pedagógica e educação física: aproximações com o campo da didática... Movimento (Porto Alegre), v. 21, n. 3, p. 803–814, 2015.
- REZER, R. Horizontes para pensar a universidade no contemporâneo – 30 teses. Chapecó: Argos, 2018.
- REZER, R. Metodologia do ensino do jogo e do esporte. Curso de Especialização em Educação Física escola. UAB/UFPel/ESEF. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCTAr1SaS0CHmxNU6S4x9hNA. Acesso em 21/03/2022.
- SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 1993.
- TAFFAREL, C. N. Do trabalho em geral ao trabalho pedagógico: contribuição ao debate sobre o trabalho pedagógico na Educação Física. Motrivivência: 22, 35, p. 18-40, 2010.