Nome da Atividade
Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação Física
CÓDIGO
D001022
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA EAD
0
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

Esta disciplina deve ser compreendida como um espaço para estruturar melhor os conceitos sobre pesquisa científica, assim como possibilitar um embasamento teórico para o desenvolvimento de trabalhos de investigação. Serão apresentadas as diferentes faces da pesquisa, seus principais pressupostos teóricos e as formas diferenciadas de apresentar o design da pesquisa. Cabe ainda neste espaço de aprendizagem a construção de projetos de pesquisa e trabalhos científicos.

Objectives

Objetivo Geral:

Possibilitar uma melhor estruturação de conhecimentos relacionados aos diferentes processos que envolvem a elaboração de um trabalho de investigação, isto, a partir de diferentes perspectivas

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRAGA, J.L. Para começar um projeto de pesquisa. Comunicação & educação. Ano x. Número 3. set/dez 2005.
  • DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões Sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, mp. a1rç3o9/-125040,2 março/ 2002
  • GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: http://www.uece.br/nucleodelinguasitaperi/dmdocuments/gil_como_elaborar_projeto_de_pesquisa.pdf

Bibliografia Complementar:

  • GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, Mai-Ago 2006, Vol. 22 n. 2, pp. 201-210
  • MATTOS, CLG. A abordagem etnográfica na investigação científica. In MATTOS, CLG., and CASTRO, PA., orgs. Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB,2011. pp. 49-83. ISBN 978-85-7879-190-2.
  • MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
  • TRÉZ, Thales de a. Caracterizando o método misto de pesquisa na educação: umcontinuum entre a abordagem qualitativa e quantitativa. Atos de pesquisa em educação. PPGE/ME. V. 7, n. 4, p. 1132-1157, dez. 2012

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