Nome da Atividade
MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
CÓDIGO
D001246
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Discussão sobre o significado e fundamentos da educação Matemática nos Anos Iniciais. Estudo de métodos e práticas de ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Análise de conteúdos de Matemática previstos nos documentos oficiais. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. Discussão de temas ligados aos obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais. Ensino de Matemática integrado às práticas de alfabetização. Práticas de Numeramento no ensino de Matemática
Objectives
Objetivo Geral:
Discutir aspectos relacionados à Educação Matemática nos Anos Iniciais do EnsinoFundamental, contemplando métodos e práticas de ensino de Matemática, conteúdos
previstos nos documentos oficiais para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais e a
formação do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais.
Analisar investigações em Educação Matemática nos Anos Iniciais que contemplem
temas como: Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática;
Obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem de
Matemática.
Problematizar o papel da Alfabetização Matemática, do Ensino de Matemática
integrado às práticas de Alfabetização, da Matemática e cotidiano, dos Letramentos
Matemáticos e das Práticas de Numeramento.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DANYLUK, Ocsana. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. Porto Alegre: Sulina, Passo Fundo: EDIUPF, 1998. FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis (org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas – reflexões a partir do INAF – 2002. São Paulo: Global, 2004. NACARATO, Adair Mendes, MENGALI, Brenda Leme da Silva e PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. – (Tendências em Educação Matemática).
Bibliografia Complementar:
- Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Cadernos de Apresentação e do 01 ao 08. Brasília: MEC, SEB, 2014. LOSS, Adriana Salete. Anos iniciais: metodologia para o ensino da Matemática. Curitiba: Appris, 2016. MORETTI, Vanessa Dias e SOUZA, Neusa Maria. Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2015.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 20 | 9 |
Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional) Horários
|
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES Professor responsável pela turma Rita de Cássia de Souza Soares Ramos Professor Regente |