Nome da Atividade
Ciências e suas metodologias
CÓDIGO
D001247
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Desafios para o ensino de Ciências no tratamento de conceitos biológicos, físicos e químicos. Conhecimento cotidiano e científico escolar envolvendo explicações da ciência para fenômenos processos que ocorrem na natureza, de modo geral. Aspectos metodológicos da Ciência envolvendo leis, modelos e teorias. Pesquisa e experimentação como práticas para a educação em ciências. Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais no ensino de ciências. Seleção de conteúdos e currículos de ciências.

Objectives

Objetivo Geral:

A definir.

Conteúdo Programático

Desafios para o Ensino de Ciências;
A construção do conhecimento científico escolar e conhecimento cotidiano;
Conhecimentos de leis, modelos e teorias e ensino de Ciências;
Pesquisa e experimentação para o ensino de conceitos em Ciências;
Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais;
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS+A) e Currículo de Ciências.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CACHAPUZ, A. et al (Org.). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CARVALHO, Anna Maria P. de, et. al(org.) Ensino de Ciências por Investigação. 1ªed. Editora Cengage Learning, 2013 DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011 GALIAZZI, Maria do Carmo. et al. Aprender em rede na Educação em Ciências. Ijuí: Unijuí, 2008 MORAES, Roque (org.). É possível ser construtivista no ensino de ciências? Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000 _______; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Pesquisa em sala de aula. Tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: PUCRS, 2002 PAVÃO, Antonio Carlos; FREITAS, Denise de (Orgs.). Quanta Ciência há no ensino de Ciências. São Carlos: EduFSCar, 2008. RODRIGO, Maria José e ARNAY, José (org.). Conhecimento cotidiano, escolar e científico: representação e mudança. 2.ed. São Paulo: Ática, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • A definir.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 2 2 2 Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional)

Page generated on 2024-12-23 08:35:48 (query took 0.083046s)