Nome da Atividade
				ENGENHARIA DE SOFTWARE I
				CÓDIGO
				1110026
				Carga Horária
				68 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Unidade responsável
				
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
			Ementa
Visão geral e princípios fundamentais da Engenharia de Software. Ciclo de vida de software e seus vários estágios. Processo de Software. Modelos de processo de software. Engenharia de requisitos. Análise e de projeto de software. Padrões de Projeto. Teste de software.
					Objetivos
Objetivo Geral:
A disciplina tem como objetivo geral, habilitar o estudante a visualizar o processo de desenvolvimento de software, de forma ampla, o que inclui o caminho deste os requisitos até a entrega do software. Para alcançar este objetivo, a disciplina apresenta conceitos básicos da Engenharia de Software, como Software, processo de Software e os modelos de processo de desenvolvimento. Além disso, a disciplina abordará as etapas de análise de requisitos e de análise e projeto de software, discutindo modelos usados nestas etapas, bem como padrões usados na construção do software. Além disso, a disciplina abordará técnicas de Teste de Software.Conteúdo Programático
1. Introdução à Engenharia de Software
• Conceitos e princípios básicos
• Ciclo de Vida do Software
2. Modelos de Processo de Software
• Modelo Cascata
• Modelo Evolucionário
• Prototipação
• Modelo Espiral
• Modelo Baseado em Componentes
• Métodos Formais
3. Engenharia de Requisitos
• Conceito de Requisitos
• Tipos de Requisitos
• Processo de Engenharia de Requisitos
4. Análise e Projeto de Software Orientado a Objetos
• Revisão de Conceitos de Orientação a Objetos
• Modelagem de Software Orientado a Objetos
– Introdução à linguagem UML
– Principais diagramas da UML
5. Projeto Baseado em Padrões
• Introdução aos Padrões de Projeto
• Padrões de Projeto
6. Teste de Software
• Fundamentos do Teste de Software
• Estratégias de Teste de Software
• Técnicas para definição de casos de teste
• Teste de Software Orientado a Objetos
• Ferramentas de Teste
7. Processo Unificado
• Visão Geral
• Workflow de Requisitos
• Workflow de Análise
• Workflow de Projeto
• Workflow de Implementação
• Workflow de Teste
					• Conceitos e princípios básicos
• Ciclo de Vida do Software
2. Modelos de Processo de Software
• Modelo Cascata
• Modelo Evolucionário
• Prototipação
• Modelo Espiral
• Modelo Baseado em Componentes
• Métodos Formais
3. Engenharia de Requisitos
• Conceito de Requisitos
• Tipos de Requisitos
• Processo de Engenharia de Requisitos
4. Análise e Projeto de Software Orientado a Objetos
• Revisão de Conceitos de Orientação a Objetos
• Modelagem de Software Orientado a Objetos
– Introdução à linguagem UML
– Principais diagramas da UML
5. Projeto Baseado em Padrões
• Introdução aos Padrões de Projeto
• Padrões de Projeto
6. Teste de Software
• Fundamentos do Teste de Software
• Estratégias de Teste de Software
• Técnicas para definição de casos de teste
• Teste de Software Orientado a Objetos
• Ferramentas de Teste
7. Processo Unificado
• Visão Geral
• Workflow de Requisitos
• Workflow de Análise
• Workflow de Projeto
• Workflow de Implementação
• Workflow de Teste
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9 ed. São Paulo: Pearson, 2011.
 - PRESSMAN, R. S. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 7a Edição. Porto Alegre: AMGH, 2011. 780 p.
 - RUMBAUGH, J. BRAHA, M. Modelagem e Projetos Baseados em objetos com UML2. Campus, 2006.
 
Bibliografia Complementar:
- WAZLAWICK, R. S. Análise e Projeto de Sistemas de Informação orientados a objetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
 - PFLEEGER, S. L. Engenharia de software : teoria e prática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
 - BOOCH, G. RUMBAUGH, J. JACOBSON, I. UML: guia do usuário. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
 - MEDEIROS, E. Desenvolvendo software com UML 2.0: definitivo. São Paulo: Pearson Makron Books, 2004.
 - SCOTT, K. O Processo Unificado Explicado. Bookman, 2003.
 - PAGE-JONES, M. Fundamentos do desenho orientado a objeto com UML. São Paulo: Makron Books, 2001.