Nome da Atividade
SERVIÇOS DE SALÃO, ATENDIMENTO E EVENTOS
CÓDIGO
0400114
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A estruturação dos serviços de salão e bar. Serviços de bar ligados ao restaurante. Serviço de bebidas quentes. Serviços de salão. Apresentação dos serviços. Atendimento ao cliente. Denominações culinárias e terminologia dos pratos. Operacionalização de eventos.

Objectives

Objetivo Geral:

Identificar a estrutura dos diversos serviços de sala e bar e caracterizar a importância do bom atendimento ao cliente.

Conteúdo Programático

1. Tipos técnicas e formas das diferenças entre os diversos serviços de salão.
1.1. Francesa.
1.2. Inglesa (direta e indireta).
1.3. Russa (direta e indireta).
1.4. Americana.
2. Serviço de bebidas frias e quentes.
3. Atendimento ao cliente.
3.1. Postura com o cliente
3.2. Atendimento como vendedor.
3.3. Utilização de comandas eletrônicas. 3.4. Recepção e acomodação de Clientes.
4. Planejamento e organização.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SENAC. Serviços no Bar. São Paulo: SENAC, 2005. MARQUES, J. Albano. Manual de Restaurante e Bar. Rio de Janeiro: Thex, 2002. PACHECO, Aristides de Oliveira. Manual de Serviços do Garçom. São Paulo: SENAC, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • FORNARI, Cláudio. Bar Doce Bar. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004. LE CORDON BLEU. Le Cordon Bleu – Vinhos. São Paulo: Marco Zero, 2001. PACHECO, Aristides de Oliveira. Manual do Bar. São Paulo: SENAC, 2002. DAVIES, C. A. Alimentos & Bebidas. Caxias do Sul: Educs, 1999. VIEIRA, S. M. Barman: perfil profissional, técnicas de trabalho e mercado. SENAC: Rio de Janeiro, 2002.

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