Nome da Atividade
PÓS-PRODUÇÃO EM ANIMAÇÃO
CÓDIGO
1440035
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Montagem e finalização de projetos audiovisuais. Correção e manipulação de cor e luz, autoração de mídias de distribuição e integração com a pós-produção do som.
Objectives
Objetivo Geral:
Transmitir conhecimentos teóricos e técnicos sobre montagem/pós-produção.Conteúdo Programático
4.1 Conceito de montagem: seleção, ordenação e duração de planos. A montagem e animação.
4.2 O início do cinema e as experimentações de linguagem. Montagem em Lumiére e em Meliès.
4.3 A montagem e a constituição do cinema clássico. Griffith/Porter.
4.4 Evolução da montagem. Montagem e ritmo.
4.5 Montagem e continuidade. Regras básicas de corte com continuidade – dicas de montagem
4.6 Elementos da montagem
4.7 Cor para cinema e vídeo digital
4.8 Correção de cor
4.8.1 Conceitos essenciais
4.8.2 Correção Primária e Correção Secundária
4.2 O início do cinema e as experimentações de linguagem. Montagem em Lumiére e em Meliès.
4.3 A montagem e a constituição do cinema clássico. Griffith/Porter.
4.4 Evolução da montagem. Montagem e ritmo.
4.5 Montagem e continuidade. Regras básicas de corte com continuidade – dicas de montagem
4.6 Elementos da montagem
4.7 Cor para cinema e vídeo digital
4.8 Correção de cor
4.8.1 Conceitos essenciais
4.8.2 Correção Primária e Correção Secundária
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AUMONT, Jacques. A estética do filme. 4. ed. Campinas : Papirus, 2006. DUBOIS, Philippe. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: Cosacnaify, c2004. MURCH, Walter. Num piscar de olhos : a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro : Zahar, 2004.
Bibliografia Complementar:
- AUMONT, Jacques. O olho interminável [cinema e pintura]. São Paulo:Cosacnaify, 2004. BARROS, Lilian Ried Miller A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria Goethe.: Editora Senac São Paulo: 2006.Número de chamada: 701.8/ B277c(BCS). DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo : história, teoria eprática. Rio de Janeiro :Elsevier, 2003 EISENSTEIN, Sergei Michailovitch. O sentido do filme. Rio de Janeiro : Zahar, c2002. EISENSTEIN, Sergei Michailovitch. A forma do filme. Rio de Janeiro : Zahar, 2002. LEONE, Eduardo. Reflexões sobre a montagem cinematográfica. Belo Horizonte: UFMG,2005. MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. 2. ed. São Paulo : Papirus,2002.