Nome da Atividade
DIDÁTICA EM LETRAS
CÓDIGO
1310470
Carga Horária
85 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A Didática e seus fundamentos. Concepções de Educação e teorias pedagógicas. Teorias do currículo. Procedimentos, recursos e técnicas de ensino e aprendizagem. Avaliação. Recursos didáticos, novas tecnologias e suas implicações para o ensino.
Objectives
Objetivo Geral:
- Analisar as principais concepções de Educação e suas relações com as teorias de ensino e aprendizagem;- Refletir sobre o papel da Educação e da Escola e suas múltiplas relações com a construção do saber.
Conteúdo Programático
1) Pressupostos teóricos, históricos, sociais e filosóficos da Didática.
2) As diferentes concepções de educação.
3) Teorias de aprendizagem e de currículo: teorias tradicionais, críticas e pós-críticas.
4) A ação docente no processo de ensino e de aprendizagem.
5) Estratégias e métodos de ensino.
6) Planejamento e avaliação no processo de ensino.
7) A prática docente frente às novas tecnologias.
2) As diferentes concepções de educação.
3) Teorias de aprendizagem e de currículo: teorias tradicionais, críticas e pós-críticas.
4) A ação docente no processo de ensino e de aprendizagem.
5) Estratégias e métodos de ensino.
6) Planejamento e avaliação no processo de ensino.
7) A prática docente frente às novas tecnologias.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ELIAS, Vanda Maria. Ensino de língua portuguesa: oralidade; escrita; leitura. SP: Contexto, 2011.
- HAIDT, Regina Célia C. Curso de didática geral. 6 ed. São Paulo: Ática, 1999.
- GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Ática, 2001.
Bibliografia Complementar:
- KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.
- MARCUSCHI, Luís Antônio. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2008.
- MEC/SEF. Parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa: ensino fundamental e médio. Brasília, MEC/SEF, 1998/1999.
- NASCIMENTO, E. L. Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos: Claraluz, 2009.
- RUIZ, E. Como corrigir redação na escola. São Paulo: Contexto, 2010.