Nome da Atividade
PROCEDIMENTOS DE FRONT OFFICE
CÓDIGO
1680002
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Conceituação dos serviços de recepção. Portaria social e de serviços. Front office como serviço de apoio à segurança patrimonial. Áreas de um departamento de front office: serviço de telefonia, de reservas, de conciergeria. Serviços inerentes e pertinentes a postura do profissional da recepção.
Objectives
Objetivo Geral:
• Proporcionar ao acadêmico os conhecimentos básicos e correlatos que se integram em toda empresa, considerando, desde o ponto de vista econômico como uma unidade produtiva, observando as situações específicas requeridas pela empresa hoteleira.• Despertar a consciência para a importância do meio de hospedagem enquanto local de pesquisa cientifica.
• Dotar os alunos de conhecimentos práticos a respeito da dinâmica de trabalho na front office e suas variações.
• Buscar soluções e novos conceitos sobre a inter-relacao do setor de front office e suas variações com todo o meio de hospedagem.
Conteúdo Programático
1. Importância do setor de front office e suas variações para um meio de hospedagem
2. Departamentos de um meio de hospedagem e as inter-relação com o departamento de front office e suas variações.
3. Front Office, suas variações e as suas atribuições
4. Cargos, funções e tarefas relacionadas a front Office e suas variações.
5. Reconhecimento e manipulação de equipamentos do departamento de front Office e suas variações.
6. Documentação pertinente.
7. Postura, comportamento e indumentária.
8. Subáreas do setor de front Office e suas variações: telefonista, portaria social, reservas e conciergeria etc.
9. Serviço de check-in, estada e check-out.
10. Funções administrativas.
2. Departamentos de um meio de hospedagem e as inter-relação com o departamento de front office e suas variações.
3. Front Office, suas variações e as suas atribuições
4. Cargos, funções e tarefas relacionadas a front Office e suas variações.
5. Reconhecimento e manipulação de equipamentos do departamento de front Office e suas variações.
6. Documentação pertinente.
7. Postura, comportamento e indumentária.
8. Subáreas do setor de front Office e suas variações: telefonista, portaria social, reservas e conciergeria etc.
9. Serviço de check-in, estada e check-out.
10. Funções administrativas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- Básica: CASTELLI, Geraldo. Administração Hoteleira. Caxias do Sul: Educs, 2003. INSTITUTO de Hospitalidade. Guia da Recepcionista. Salvador: IH, 2003. ISMAIL, Ahmed. Hospedagem: Front Office e Governança. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2004. NIMEMEIER, Jack D.; HAYES, David D. Gestão de Operações Hoteleiras. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. PEREZ, Luis Di Muro. Manual Pratico de Recepção Hoteleira. São Paulo: Roca, 2001. SENAC. Recepcionista de Hotel. Curitiba: Senac, 2002. VALLEN, Gary K.; Vallen, Jerome J. Check-in, Check-out. Sao Paulo: bookman, 2000.
Bibliografia Complementar:
- Complementar: MEDLIK, S. e INGRAM, H. Introdução à Hotelaria: gerenciamento e serviços. Tradução [da 4.ed. original] de Fabiola de Carvalho Vasconcellos. Rio de Janeiro: Campus, 2002 FLORES. Paulo Silas Ozores. Treinamento em Qualidade: fator de sucesso para desenvolvimento de hotelaria e turismo. São Paulo: Roca, 2002. SENAC. Qualidade no atendimento ao publico. Curitiba: Senac, 2003. Endereços eletrônicos para pesquisa: www.abih.com.br www.hia.com.br www.hotelservice.com.br www.hospitalidade.org.br www.sinthoresp.org.br www.benchmark.com www.ihei.org www.embratur.com.br www.canaltur.com.br www.turismo.gov.br Revistas Cientificas: HOSPITALIDADE. São Paulo: Anhembi Morumbi. Diversos Números. TURISMO em analise. São Paulo: USP. Diversos Números. TURISMO visão e ação, Balneário Camboriú: UNIVALI. Diversos Números.