Nome da Atividade
IMAGEM E TEORIAS DA HISTÓRIA
CÓDIGO
1660115
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

A disciplina centra-se na produção estrangeira dos estudos sobre imagens visuais.

Objectives

Objetivo Geral:

A disciplina tem por objetivo traçar um panorama sobre a produção intelectual que tem por objeto básico os estudos sobre imagens. Por meio de análises bibliográficas dos principais “mentores” dos estudos sobre imagens, pretende-se realizar um exercício de reflexão sobre a influência destes trabalhos na investigação histórica. A disciplina centra-se na produção estrangeira dos estudos sobre imagens visuais.

Conteúdo Programático

Unidades temáticas

1. Estudos de Iconologia e Iconografia, propostos por Panofsky. Estudo das idéias por meio de imagens. Estudos de como as ideologias podem ser representadas em imagens.
2. História Cultural francesa. As imagens são vistas como representações ou construções simbólicas ou reflexo da mentalidade de uma época.
3. Sociologia da arte proposta por Pierre Bourdieu. Estudo das redes de relações entre os indivíduos, visíveis e explícitas ou não, para a produção artística. Estudo das imagens visuais como resultado de práticas materiais, como objetos.
4. Semiótica da imagem aplicada e mais desenvolvida principalmente nos estudos de fotografia e de imagens em movimento. Estudo dos significados icônicos das imagens.
5. Estudos sobre o circuito social de produção, circulação e consumo de imagens fotográfica.
6. História da Arte, produção recente. Estudos sobre as Escolas de arte associadas aos sistemas de ensino e às biografias dos artistas, análises exaustivas de suas obras e suas condições de produção, circulação e recepção.
7. Cultura Visual ou Estudos Visuais. Estudo de uma reunião de intenções metodológicas variadas voltadas para estudar imagens, principalmente nas ciências humanas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AGULHON, Maurice. Histoire Vagabunde - Ethnologie et politique dans la France contemporaine. Paris: Gallimard, s/d. AGULHON, Maurice. La maire. Nora, Pierre (org). Les lieux de Mémoire. Paris: Gallimard, 1984. AGULHON, Maurice. Mariana, objecto de ‘cultura’? In: RIOUX, Jean-Pierre, SIRINELLI, Jean-François (orgs.) Para uma história cultural. Lisboa: Estampa, 1998. BANN, Stephen. Paul Delaroche – un peitre dans l´Histoire. Nantes: Musée de Beux-Arts. 2000. BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BARTHES, Roland. A retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 1987.

Bibliografia Complementar:

  • BIBLIOGRAFIA BÁSICA: AGULHON, Maurice. Histoire Vagabunde - Ethnologie et politique dans la France contemporaine. Paris: Gallimard, s/d. AGULHON, Maurice. La maire. Nora, Pierre (org). Les lieux de Mémoire. Paris: Gallimard, 1984. AGULHON, Maurice. Mariana, objecto de ‘cultura’? In: RIOUX, Jean-Pierre, SIRINELLI, Jean-François (orgs.) Para uma história cultural. Lisboa: Estampa, 1998. BANN, Stephen. Paul Delaroche – un peitre dans l´Histoire. Nantes: Musée de Beux-Arts. 2000. BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BARTHES, Roland. A retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 1987. COMPLEMENTAR: BAXANDALL, Michael. O olhar renascente; pintura e experiência social na Itália Renascença. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991. BECKER, Howard S. Art Worlds. Berkeley: University of Califórnia. 1984. BECKER, Howard S. Falando sobre a sociedade. In: Métodos em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec, 1993. BECKER, Howard S. Les Mondes de L´Art. Paris: Flammarion, 1988. BOURDIEU, Pierre. As regras da Arte. Gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Cia. das Letras. 1996. BOURDIEU, Pierre. Espace social et pouvoir symbolique. In: Choses dites. Paris: Les Éditions de Minuit, 1987. BURKE, Peter. A Fabricação do Rei – a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994. BURKE, Peter. Testemunha Ocular – História e Imagem. Bauru: EDUSC, 2004. CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a História entre certezas e inquietudes.Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2002. CHARTIER, Roger. Pierre Bourdieu e a história. Topoi: Revista de História. Rio de Janeiro: PPGHis/UFRJ, 2002, v. 4. CHARTIER, Roger. The powers and limits of representations. In: On the edge of the cliff. Baltimore: Johns Hopkins Universit

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