Nome da Atividade
PESQUISA E OPINIÃO PÚBLICA
CÓDIGO
1320108
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Opinião através da história. Público, massa e multidão. Mecanismo de defesa, mistificação, expropriação e manipulação da opinião pública. Pesquisa social, observação direta e indireta, entrevista, questionário, formas de levantar dados, técnicas de entrevistas e questionários. Amostra X universo. Formas de amostragem.
Objectives
Objetivo Geral:
Introduzir no aluno o gosto pela pesquisa.Conteúdo Programático
– Comportamento individual e comportamento coletivo. O indivíduo e o grupo. Público, multidão e massa.
– Estudos da opinião pública. Elementos da opinião pública. Formação da opinião pública: os aspectos sociológicos, os aspectos históricos, os aspectos psicológicos (preconceitos e estereótipos). Opinião pública e o processo de influência social.
– Opinião pública e os meios de comunicação. A influência dos meios de comunicação na formação/transformação da opinião pública. Motivação e controle da opinião pública. A opinião pública e o interesse do Estado.
– A opinião pública como problema. O processo de expropriação. O processo de mistificação. O processo de exploração.
– Mídia e “violência”.
– As 11 hipóteses de manipulação da informação.
– A pesquisa social: pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa.
– Observação direta intensiva e extensiva. A entrevista. O questionário. Técnicas de entrevistas e de como elaborar questionários. Formas de levantar dados. O pré-teste.
– Amostragem. Amostra x universo. Os cálculos de amostragem. Amostras probabilísticas e não-probabilísticas.
– Elaboração e execução de projeto de pesquisa de Opinião Pública (dos públicos). Elaboração do projeto de pesquisa. Operacionalização da pesquisa de opinião. Tabulação e análise dos resultados.
– Estudos da opinião pública. Elementos da opinião pública. Formação da opinião pública: os aspectos sociológicos, os aspectos históricos, os aspectos psicológicos (preconceitos e estereótipos). Opinião pública e o processo de influência social.
– Opinião pública e os meios de comunicação. A influência dos meios de comunicação na formação/transformação da opinião pública. Motivação e controle da opinião pública. A opinião pública e o interesse do Estado.
– A opinião pública como problema. O processo de expropriação. O processo de mistificação. O processo de exploração.
– Mídia e “violência”.
– As 11 hipóteses de manipulação da informação.
– A pesquisa social: pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa.
– Observação direta intensiva e extensiva. A entrevista. O questionário. Técnicas de entrevistas e de como elaborar questionários. Formas de levantar dados. O pré-teste.
– Amostragem. Amostra x universo. Os cálculos de amostragem. Amostras probabilísticas e não-probabilísticas.
– Elaboração e execução de projeto de pesquisa de Opinião Pública (dos públicos). Elaboração do projeto de pesquisa. Operacionalização da pesquisa de opinião. Tabulação e análise dos resultados.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2006. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2007. ___________. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. JACKS, Nilda; ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Comunicação e recepção. São Paulo: Hacker Editores, 2005. MALDONADO, Alberto Efendy et. Al. Métodos de pesquisa em comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Sulina, 2006. SANTAELLA, Lúcia. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001.
Bibliografia Complementar:
- ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. A Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986. ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado – Notas Sobre os Aparelhos Ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985. AUGRAS, Monique. Opinião pública: Teoria e pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1970. BARROS FILHO, Clóvis. Ética na Comunicação: da informação ao receptor. São Paulo: Moderna, 1995. BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. BUCCI, Eugênio e KEHL, Maria Rita. Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004. CHAMPAGNE, Patrick. Formar a Opinião. O novo jogo político. Petrópolis: Vozes, 1998. CORRÊA, Tupâ Gomes. Contato imediato com a opinião pública. São Paulo: Global, 1993. HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984. KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. São Paulo: EDUSC, 2001. KUNSCH, Margarida Maria D. (Org.). Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo: Pioneira, 1997. LAGE, Nilson. Controle da Opinião Pública: um ensaio sobre a verdade conveniente. Petrópolis: Rio de Janeiro, 1998. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia Científica. São Paulo: Altas, 1996. RAMONET, Ignácio. A Tirania da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 1999. RICHARDSON, R.J. Pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1989. RÜDIGER, Francisco. Ciência Social Crítica e Pesquisa em Comunicação: Trajetória histórica e elementos de epistemologia. Porto Alegre: E@, 2002. SILVA, Juremir Machado da. Anjos da Perdição: futuro e presente na cultura brasileira. Porto Alegre: Sulina, 1996. SILVA, Juremir Machado da. A Miséria do Jornalismo Brasileiro: as (in)certezas da mídia. Petrópolis: Vozes, 2000. THOMPSON, John B. Ideologia e Cultura Moderna. Petrópolis: Vozes, 1995. THOMPSON, John B. Mídia e Modernidade. Petrópolis: Vozes, 1998.