Nome da Atividade
				FILOSOFIA DA ARTE III
				CÓDIGO
				0590090
				Carga Horária
				34 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Unidade responsável
				
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Características estéticas e filosóficas dos séculos XIX e XX.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Possibilitar ao aluno investigar e discutir os conceitos básicos da filosofia da arte, obra de arte e temáticas que envolvem o fenômeno artístico, no período correspondente aos séculos XIX e XX.Conteúdo Programático
Unidade 1: Baudelaire e a Modernidade
Unidade 2: Hegel e a estética idealista
Unidade 3: A arte e a industrialização cultural em Adorno e Walter Benjamin
Unidade 4: Teorias fenomenológicas da arte:
A expressão do Ser e a Arte em Heidegger,
O Olhar e a Corporeidade em Merleau-Ponty
Unidade 5: O Sujeito e os vários sujeitos:
Estética Contemporânea: subjetividade e intersubjetividade
Os olhares do impressionismo e do cubismo
					Unidade 2: Hegel e a estética idealista
Unidade 3: A arte e a industrialização cultural em Adorno e Walter Benjamin
Unidade 4: Teorias fenomenológicas da arte:
A expressão do Ser e a Arte em Heidegger,
O Olhar e a Corporeidade em Merleau-Ponty
Unidade 5: O Sujeito e os vários sujeitos:
Estética Contemporânea: subjetividade e intersubjetividade
Os olhares do impressionismo e do cubismo
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ADORNO, T. Teoria Estética. Lisboa: Martins Fontes, 1988.
 - Baudelaire, C. Obras Estéticas. Petrópolis: Vozes, 1993.
 - Benjamin, W . A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. Col Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
 - CALABRESE, O. A linguagem da arte. Rio de Janeiro: Globo, 1987.
 - HEIDEGGER. A origem da obra de arte. Lisboa, Ed. 70.
 - LACOSTE, Jean. A filosofia da arte. RJ:Zahar,1986.
 - MERLEAU-PONTY. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac&Naify, 2004.
 - NOVAES, A ( org). Arte Pensamento. São Paulo: Cia das Letras, 1994.
 - __________ O Olhar, São Paulo: Cia das Letras, 1988.
 
Bibliografia Complementar:
- BEAINI, Thais. Heidegger: a arte como cultivo do inaparente. SãoPaulo: EDUSP, 1986.
 - FABRES. Annateresa( org). Modernidadee Modernismo. São Paulo: Mercado de Letras,1994.
 - FERRY, L. Homo Aestheticus. São Paulo: Ensaio, 1994.
 - FRANCASTEL, P. Pintura e Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
 - OSBORNE, H. Estética e Teoria da Arte. São Paulo: Cultrix, 1974.
 - PAVIANI, J. A arte na era da indústria Cultural. Porto Alegre: Pyr Ed. 1987.
 - TIBURI, M. Crítica da razão e mimesis no pensamento de Adorno. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995.