Nome da Atividade
				IMUNOLOGIA BÁSICA
				CÓDIGO
				0030037
				Carga Horária
				34 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Unidade responsável
				
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Apresentar e desenvolver um aprendizado teórico sobre os elementos básicos do sistema imunológico e das respostas imunes para controlar cada tipo de infecção. Estudar as relações entre o sistema imune e as bactérias, vírus, fungos e parasitas. Estudar os mecanismos que podem promover um desequilíbrio no sistema imune, acarretando reações imunopatológicas.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Fornecer aos alunos noções básicas sobre o sistema imunológico, abrangendo todas as células, substâncias químicas e órgãos que defendem contra muitos processos patológicos em animais e humanos.Conteúdo Programático
TEÓRICO: Introdução ao sistema imune; células e órgãos do sistema; ativação e diferenciação de células B e T; resposta mediada por anticorpos; resposta mediada por células; apresentação de antígeno ao sistema imune; antígenos e imunoglobulinas; o sistema complemento; reações de hipersensibilidade; resposta imune às doenças infecciosas; vacinas: tipos, mecanismos e utilização; doenças auto-imunes; imunidade em invertebrados.
					Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ABBAS, A. K. Cellular and Molecular Immunology, W. B> Saunders Company, 2ª ed., 1994.
- IVAN ROITT. Imunologia. Editora Mande Ltda, 4ª ed., 1997.
- JANIS KUBY. Immunology. W. H. Freeman and Company, 3ª ed., 1997.
- REIS, M. M. Testes Imunológicos. AGE Editora, 1ª ed., 1998.