Nome da Atividade
MARKETING DIGITAL
CÓDIGO
1120010
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Marketing digital. Conceitos de marketing. Elementos do marketing digital. Cases. Ferramentas de marketing digital. Presença digital. Estratégias.

Objectives

Objetivo Geral:

Possibilitar aos alunos compreender elementos básicos do marketing digital aplicado ao jornalismo e à assessoria de imprensa, bem como proporcionar conhecimento de ferramental e conceitos utilizados.
- Conhecer os conceitos utilizados no marketing digital.
- Compreender as práticas de assessoria e de empresas jornalísticas no espaço digital enquanto marcas.
- Trabalhar as ferramentas do marketing digital para o jornalismo.
- Aplicar ferramentas e práticas de marketing digital para o jornalismo.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GABRIEL, Martha. MARKETING NA ERA DIGITAL: CONCEITOS, PLATAFORMAS E ESTRATEGIAS. São Paulo: Ed. Novatec: 2010. KARTAJAYA, H. & KOTLER, P. Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital. Ed. Sextante, 2017. MARTINO, Luis. Teoria das Midias Digitais. São Paulo: Ed. Vozes, 2014. RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Ed. Sulina: 2009.

Bibliografia Complementar:

  • JENKINS, Henry. A Cultura da Convergência. São Paulo: Ed. Aleph: 2009. HEMANN, C. Digital Marketing Analytics. Making sense of consumer data in a digital world. Que Publishing, 2013. TURCHI, S. Estratégias de Marketing Digital e E-Commerce. Atlas Editora, 2012. NDERSON, Chris. A Cauda Longa. Do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho. São Paulo: Campus, 2006. CASTRO, Álvaro. Propaganda e mídia digital: a web como a grande mídia do presente. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000. GLADWELL, Malcon. O ponto de desequilíbrio. São Paulo: Rocco, 2002. O'REILLY, Ann; SALZMAN, Marian; MATATHIA, Ira. Buzz - a era do marketing viral: como aumentar o poder da influencia e criar demanda. São Paulo: Cultrix, 2003. PINHO, José Benedito. Publicidade e vendas na Internet. São Paulo: Summus, 2000.

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