Nome da Atividade
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
CÓDIGO
0400042
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
O NUTRICIONISTA COMO EDUCADOR. EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR. PLANEJAMENTO DE
PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL. METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO
NUTRICIONAL.
FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR. PLANEJAMENTO DE
PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL. METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO
NUTRICIONAL.
Objectives
Objetivo Geral:
Apresentar elementos teóricos e práticos e promover a reflexãosobre a Educação Alimentar e Nutricional, abrangendo conceitos básicos, aspectos
históricos e atuais incentivando a construção de um olhar crítico sobre as funções e
possibilidades como ação facilitadora do processo ensino-aprendizagem, de indivíduos e
coletividades, sobre práticas alimentares saudáveis, oferecendo subsídios para o
planejamento, realização e avaliação de práticas educativas.
Conteúdo Programático
1 Conceitos básicos da educação
2 Educação em Saúde e Educação Alimentar e Nutricional
3 Guias Alimentares
4 Multidimensionalidade da alimentação
5 Etapas do desenvolvimento infantil
6 Ferramentas pedagógicas em EAN
7 Planejamento de práticas educativas em alimentação e nutrição
8 Comunicação em saúde
9 Publicidade e propaganda na EAN
2 Educação em Saúde e Educação Alimentar e Nutricional
3 Guias Alimentares
4 Multidimensionalidade da alimentação
5 Etapas do desenvolvimento infantil
6 Ferramentas pedagógicas em EAN
7 Planejamento de práticas educativas em alimentação e nutrição
8 Comunicação em saúde
9 Publicidade e propaganda na EAN
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AQUINO, W. et al. O olhar dos profissionais de saúde e de usuários de uma unidade básica de saúde sobre a educação nutricional. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. Rio de Janeiro, 2007, jul-dez, v. 1, n. 2, p. 215-223. BARBOSA, R. M. S. et al. Desenvolvimento de guias alimentares em diversos países. Revista de Nutrição. Campinas, 2008, jul./ago, v. 21, n. 4, p. 455-467. BARBOSA, R. M. S. et al. Guias alimentares para crianças: aspectos históricos e evolução. Revista de Nutrição. Campinas, 2006, mar./abr, v. 19, n. 2, p. 255-263. BOOG, M. C. F. Atuação do nutricionista em saúde pública na promoção da alimentação saudável. Revista Ciência & Saúde. Porto Alegre, 2008, jan./jun, v. 1, n. 1, p. 33-42. 91 BOOG, M. C. F. Educação nutricional: por que e para quê? Jornal da Unicamp. Campinas, 2004, ago, p. 2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2007. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. DIEZ-GARCIA, RW; CERVATO-MANCUSO, AM. Nutrição e Metabolismo: Mudanças Alimentares e Educação Nutricional. 1ª. ed. Rio de Janeiro: GUANABARA KOOGAN, 2011. FIGUEIREDO, T. A. M. et al. A saúde na escola: um breve resgate histórico. Ciência e saúde coletiva, v. 15, n. 2, p. 397-402, 2010. PHILIPPI, S. T. et al. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Revista de Nutrição. Campinas, 1999, jan./abr, v. 12. n. 1. p 65-80. PHILIPPI, S. T. et al. Pirâmide alimentar para crianças de 2 a 3 anos. Revista de Nutrição. Campinas, 2003, jan./mar. v. 16. n. 1. p 5-19. PHILIPPI, S. T. Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos da nutrição. Barueri: Manole, 2008. Portaria Interministerial nº. 1.010 de 08 de Maio de 2006. SANTOS, L. A. S
Bibliografia Complementar:
- LINDEN, S. Educação Alimentar e Nutricional: algumas ferramentas de ensino. 2ª. Ed. São Paulo: Varela, 2011.