Nome da Atividade
PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL II
CÓDIGO
05000382
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Análise das formas de sonata; Tema e variações; Canção popular; outras formas; Fuga;
Objectives
Objetivo Geral:
Fornecer subsídios técnicos para o conhecimento, análise e entendimento do repertório musical, em conexão com a experiência atual dos alunos.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ADAM, Joselir e VALLE José Nilo. Linguagem e estruturação musical. Curitiba: Impressora Cacique Ltda., 1986. DUNSBY, J; WHITTALL, A. Music analysis in theory and practice. London: FaberandFaber, 1988. GREEN, Douglass M. Form in Tonal Music. Philadelphia: Harcourt Brace Jovanovich College, 1993. HENRY, Earl. Music theory. New Jersey: Prentice Hall, 1985. LESTER, J. Analytic Approaches to Twentieth-Century Music. New York: W.W. Norton & Company, 1989. RIEMANN. Hugo. Composición Musical. Barcelona: Ed. Labor, 1929. ROSEN, Charles. The Classical stile. New York: Norton, 1971. __________. Formas de sonata. Barcelona: Labor, 1987. SCLIAR, Esther. Fraseologia musical. Porto Alegre: Movimento, 1982. SCHOENBERG, A. Structural functions of Harmony. New York: Norton, 1954. _____________. Fundamentos da composição musical. São Paulo: Edusp, 1996.
Bibliografia Complementar:
- COOK, N. A Guide To Musical Analysis. London: Dent 1967. COOPER, G.C.; MEYER, L.B. The rhythmic structure of music. Chicago: Chicago University, 1960. FORTE, A. The structure of atonal music. New Haven: Yale university, 1971. MEYER, L. B. Explaning music. Berkeley, Los Angeles: The University of California, 1973. RÉTI, R. The thematic process in music. London: Faber and Faber, 1961.