Nome da Atividade
HARMONIA IV
CÓDIGO
05000529
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Expansão do vocabulário harmônico tonal e modal por meio de outras possibilidades de formação de escalas, acordes e progressões. Continuação dos estudos de modulação. Outros recursos harmônicos da música do século XX.

Objectives

Objetivo Geral:

Proporcionar o desenvolvimento da capacidade de percepção, análise e escrita de diversos conteúdos pertencentes ao estudo da harmonia, com base no repertório erudito e popular.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALDWELL, Edward; SCHACHTER, Carl. Harmony & Voice Leading. Orlando: Schirmer/Thomson, 2003. BARRAUD, Henry. Para Compreender as Músicas de Hoje. São Paulo: Editora Perspectiva, 1975. BUCHER, Hannelore. Harmonia Funcional Prática – Uma abordagem natural para desfazer o mito da complexidade da harmonia. Vitória: O Autor, 2001. CHEDIAK, Almir. Harmonia e Improvisação I. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1986. GUEST, Ian. Arranjo – Método Prático (incluindo técnicas especiais de sonoridade orquestral) vol. 3. Rio de Janeiro, Lumiar Editora, 1996. HINDEMITH, Paul. The Craft of Musical Composition, Book I – Theory. Traduzido para o inglês por Arthur Mendel. New York: B. Schott’s Söhne, 1970. Tradução de Unterweisung im Tonsatz. KOSTKA, Stefan; PAYNE, Dorothy. Tonal Harmony. 2ª ed. New York: McGraw-Hill, 1989. MOTTE, Diether de La. Armonía. Barcelona: Editorial Labor, 1976. NONORONHA, Lina Maria R. de. Politonalidade – Discurso de Reação e Trans-formação. São Paulo: FAPESP, 1998. PERSICHETTI, Vincent. Armonia del Siglo XX. Traduzido por Alicia Santos Santos. Madrid: Real Musical Editores, 1985. Tradução de: Twentieth-Century Harmony: Creative Aspects and Practice. SLONIMSKY, Nicolas. Thesaurus of Scales and Melodic Patterns. New York: Schirmer Books, 1975. ZAMACOIS, Joaquín. Tratado de Armonía – Libro I. Barcelona: Editorial Labor, 1978.

Bibliografia Complementar:

  • CHEDIAK, Almir. Dicionário de Acordes Cifrados. São Paulo/ Rio de Janeiro, Irmãos Vitale, 1984. COWELL, Henry. New Musical Resources. New York: Cambridge University Press, 1996. DALLIN, Leon. Techniques of Twentieth Century Composition – A Guide to the Materials of Modern Music. 3rd edition. Long Beach: California State University, 1975. KOSTKA, Stefan. Materials and Techniques of Twentieth-Century Music. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1990. LENDVAI, Ernö. Béla Bartók – Un Análisis de su Música.Barcelona: Idea Books, 2003. LEVINE, Mark. The Jazz Theory Book. Sher Music, 1995. MILHAUD, Darius. Polytonalité et Atonalité. In: La Revue Musicale. Paris: Vol. IV, nº 4, p. 29-44, fevereiro de 1923. MOTTE, Diether de La. Armonía. Barcelona: Editorial Labor, 1976. PISTON, Walter. Harmony. New York: Norton, 1987. (ed. Original: 1941) RÉTI, Rudolph. Tonality, Atonality, Pantonality – A Study of Some Trends in Twentieth Century Music. London: Barrie and Rockliff , 1960. RIMSKY-KORSAKOV, Nikolai. Traité d’Harmonie – Théorique et Pratique. Tradução para ao francês de Félix Dorfmann. Paris: Alphonse Leduc, 1910. (ed. Original: 1893). ZAMACOIS, Joaquín. Tratado de Armonía – Libro III. Barcelona: Editorial Labor, 1978.

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